quinta-feira, 14 de março de 2013

TUAS MÃOS!

Músculos da mão

por: Colunista Portal
Os músculos das mãos são divididos em quatro compartimentos
Os músculos das mãos são divididos em quatro compartimentos
Os músculos da mão são compreendidos por músculos motores intrínsecos responsáveis pelos movimentos dos dedos, ou seja, são músculos que originam nos osso do carpo, metacarpo e se inserem nos dedos (falanges).

Estes serão divididos em quatro compartimentos para uma melhor compreensão e um estudo mais didático.

Existe o compartimento tênar, onde encontramos músculos tênares, composto pelo oponente do polegar, abdutor curto do polegar e o flexor curto do polegar.

O compartimento adutor é compreendido por apenas o músculo adutor do polegar.

No compartimento hipotênar, encontramos os músculos hipotênares, palmar curto, abdutor do dedo mínimo, flexor curto do dedo mínimo e o oponente do dedo mínimo.

Por último, o compartimento central, composto por músculos curtos da mão, lumbricais I ao IV, interósseos palmares e interósseos dorsais.

Agora veremos cada compartimento separadamente para melhor entendimento do conteúdo exposto.

No primeiro compartimento (tênar), temos o abdutor curto do polegar. Este situa superficial e lateral na palma da mão, relacionado com o dedo V (polegar).

O músculo flexor curto do polegar se encontra também superficial e ao lado do abdutor curto do polegar, porém mais medial.

Já o músculo oponente do polegar é o ultimo desse compartimento e encontra-se na região lateral da palma da mão e posterior ao abdutor curto do polegar.

O segundo compartimento (adutor) é representado pelo músculo adutor do polegar. Este é encontra-se medialmente ao músculo flexor curto do polegar e representa a transição entre a eminência tênar e hipotênar.

No terceiro compartimento (hipotênar) encontramos o músculo palmar curto, mais superficial na palma da mão em relação a todos deste compartimento.

O músculo abdutor do dedo mínimo é visto abaixo do músculo palmar curto. É superficial e também medial nesta região.

O músculo flexor curto do dedo mínimo é observado profundamente e posterior (com uma pequena porção pósterolateral) ao abdutor do dedo mínimo.

Já o músculo oponente do dedo mínimo encontra-se profundamente e lateral ao músculo flexor curto do dedo mínimo.

Por último, no quarto compartimento (central), observamos os lumbricais I ao IV. Estes são quatros músculos pequenos profundos que encontram junto aos tendões dos flexores profundos dos dedos.

Os músculos interósseos dorsais são encontrados no dorso da mão e profundamente na região central.

Já os interósseos palmares são observados na palma da mão, sendo também profundamente na região central da mão.

CreativeCommonsEsta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário