quinta-feira, 14 de março de 2013

SISTEMA NERVOSO

artigo

segunda-feira, 11 de março de 2013 - 18:10

O sistema nervoso

por: Colunista Portal
As funções orgânicas dependem do sistema nervoso
As funções orgânicas dependem do sistema nervoso
As funções orgânicas, assim como a integração do animal ao meio ambiente dependem de um sistema especial, o sistema nervoso (S.N).

Isto quer dizer que este sistema controlar e coordenar as funções de todos os sistemas do organismo.

E através dos estímulos aplicados a superfície do corpo é capaz de processar, interpretar e desencadear, respostas adequadas a este estímulo.

Muitas funções do S.N dependem da vontade (caminhar, por exemplo, é um ato voluntário) e muitas outras ocorrem sem que tenhamos consciência (secreção de saliva, por exemplo, ocorre independente da nossa vontade).

O S.N apresenta algumas funções como, coordenar as atividades orgânicas. Adaptar as sensações e as ideias. Reunir acontecimentos da consciência.

Adaptar o organismo às condições de momento, ou seja, as condições que lhe são impostas.

Divisão do sistema nervoso

O sistema nervoso é dividido em duas grandes partes fundamentais e independentes, Sistema Nervoso Central (SNC) e Sistema Nervoso Periférico (SNP). A divisão é topográfica (descritiva) e funcional.

O SNC é a porção que recebe estímulos, comandos e desencadeiam respostas. Suas estruturas localizam no esqueleto axial (crânio e coluna vertebral) que são o encéfalo e medula espinhal.

O SNP é a porção que conduz estímulos ao SNC ou aos órgãos efetores as ordens vindas do central.

Suas estruturas localizam fora do esqueleto axial (exceções: as raízes, a parte inicial dos nervos e gânglios) e vão para todo o corpo, que são os nervos cranianos e espinhais, os gânglios e as terminações nervosas.

CreativeCommonsEsta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário