quinta-feira, 14 de março de 2013

CUIDA-TE !

artigo

segunda-feira, 11 de março de 2013 - 12:11

Principais doenças causadas por contaminação alimentar

por: Colunista Portal
Doenças produzidas pelo consumo de alimentos contaminados
Doenças produzidas pelo consumo de alimentos contaminados
• Doenças infecciosas – infecção alimentar:
Doenças produzidas pelo consumo de alimentos contaminados por agentes infecciosos, como vírus, fungos, bactérias, parasitas. São exemplos a Salmonella Typhi, os demais sorovares, Streptococcus do grupo A, vírus da hepatite infecciosa, vírus entéricos humanos, Toxoplasma gondii, entre outros.

As infecções bacterianas podem desencadear sintomas que incluem a febre, que pode ser mais ou menos alta. Estes agentes, na luz intestinal, podem se multiplicar, lisar, esporular e produzir toxinas, aderir ou invadir a parede intestinal podendo alcançar órgãos ou sistemas.

Alguns agentes, como a Escherichia coli O157:H7, o Vibrio cholerae 01 epidêmico e outros, podem produzir toxina durante a infecção.

• Doenças toxinogênicas ou toxinoses – intoxicação alimentar:

Doenças produzidas pela ingestão de alimentos que contêm toxinas formadas naturalmente em tecidos de plantas ou animais, ou produtos metabólicos de microorganismos ou por substâncias químicas ou contaminantes físicos que se incorporam a ele de modo acidental ou intencional em qualquer momento, desde a sua origem, produção até o consumo.

Assim, o agente da intoxicação é a própria toxina e não as células viáveis do microrganismo patogênico. Os sinais clínicos relacionam-se ao respectivo sítio biológico de atuação da toxina.

São exemplos: a toxina botulínica que se liga nas terminações nervosas em nível muscular, impedindo a liberação de acetilcolina; a estafilocócica que atua no centro vomitivo cerebral, e provavelmente o Bacillus cereus cepa emética.

• Toxinfecção alimentar:
Doença produzida pela ingestão de bactéria patogênica capaz de produzir toxina na luz intestinal, com capacidade de causar dano ao organismo, não havendo colonização pelo microrganismo. Por exemplo, a toxinfecção por Clostridium perfringens tipo A ocorre após a ingestão de números elevados desta bactéria na forma vegetativa; durante a esporulação, que ocorre “in vivo”, ocorre também a liberação da toxina.

• Doenças tóxicas:
São síndromes cujo agente é uma toxina ou uma substância química. A presença das substâncias químicas tóxicas, como os pesticidas e contaminantes inorgânicos (metais pesados, como mercúrio, chumbo, cádmio), podem ser consequência de uso indevido na produção primária de vegetais e animais, assim como dos dejetos industriais e de mineração.

Outros produtos tóxicos, como os resíduos de drogas veterinárias (antiparasitários, antibióticos, alguns hormônios) podem contaminar o alimento por falha na aplicação e no cumprimento de tempo de carência.

As águas podem ser contaminadas por diversas substâncias: resíduos de compostos nitrogenados da adubação, micotoxinas produzidas por fungos toxinogênicos, ficotoxinas (toxinas de algas de água doce ou salgada), toxinas naturais (histidina e a tirosina), enzimas bacterianas que podem causar diarreias (como as lipases produzidas por determinadas espécies de Pseudomonas), dentre outros.

As substâncias tóxicas não são inativadas pelo processamento do produto, usando calor, por exemplo. As síndromes relacionadas dependem da forma e sítio de atuação.


Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO -

Nenhum comentário:

Postar um comentário