segunda-feira, 4 de março de 2013

ALIMENTOS

Higiene na cozinha e com alimentos


4 de fevereiro de 2013




30012013103544554488_552703754740126_1279678746_n (1).jpg PLACAS DE CORTE
O cuidado com a limpeza na cozinha e na higienização dos alimentos é um procedimento de extrema importância, pois alimentos manipulados de forma inadequada podem ser transmissores de doenças, as chamadas doenças alimentares. Alimentos não higienizados de forma correta e eficaz ou manipulados em locais com falta de higiene, podem conter microrganismos que podem causar sérios danos á saúde do homem.

Higiene na cozinha:

1) Lave bem as mãos antes de usar a cozinha;
2) Sempre higienizar com água e sabão, se quiser passe álcool depois, nas superfícies onde serão feitas as manipulações de alimentos;
3) Na pia, as esponjas podem conter restos de comida que favorecem o surgimento de bactérias.

Como higienizar as esponjas:

A) Deixe a esponja na água fervente de 2 a 5 minutos;
B) Deixe esfriar, aperte para sair a água e espere secar naturalmente;
C) Jamais deixe a esponja mergulhada na água com sabão.

4) Não use a mesma água com sabão para lavar a louça várias vezes;
5) Placas de corte (Tábuas):
Fissuras podem acumular restos de comida e favorecer a proliferação de bactérias. Prefira placas de corte de vidro, são as mais higiênicas. Caso utilize placas de corte de plástico ou madeira troque-as quando elas apresentarem muitas fissuras. Lave bem as placas de corte com água quente e detergente. Coloque-as de pé para secar em local ventilado e seco. Utilize uma placa de corte para alimentos crus e outra para alimentos cozidos afim de evitar contaminação cruzada. E sempre que for utiliza-la com alimentos diferentes lave-a.
6) Luvas: Não use as mesmas luvas para manipular alimentos e higienizar a cozinha. Tenha um par de luvas de uma cor para manipular alimentos e de outra cor para higienizar a cozinha. Dicas de como evitar a contaminação nos alimentos:
-Lave bem as mãos com água e sabão antes de manusear os alimentos e antes das refeições.
-Lave as frutas, verduras e legumes em água corrente, limpa e tratada. As verduras, frutas e legumes consumidos crus devem ser desinfectados com água e hipoclorito de sódio utilizando os seguintes produtos e técnica: * Para 1 litro de água, utilizar 1 colher de sopa de água sanitária (2 a 2,5%), sem cheiro, sem corante, sem detergente e de procedência confiável.

Deixar os legumes, frutas e verduras nessa solução por 10 minutos e enxaguar em água corrente. * No caso de hipoclorito de sódio fornecido pelo posto de saúde, seguir as instruções contidas na embalagem. Cozinhe bem os alimentos. Ferva o leite antes de consumir.

- Não consuma ovos crus nem alimentos que levam ovo cru em sua preparação, tais como maionese caseira, gemada, mousse, glacês, ovo pochê. Para esses tipos de pratos, utilize ovos pasteurizados ou em pó. Utilize maionese industrializada ou prepare o creme da maionese com ovo cozido.

- Não utilize ovos com a casca rachada. Ao retire a casca de ovos cozidos tenha o cuidado para retirar toda a casca e após lave os ovos cozidos e descascados em água corrente para eliminar os pedacinhos de casca que ficam nos ovos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário