quinta-feira, 14 de março de 2013

artigo

quarta-feira, 6 de março de 2013 - 17:38

Química analítica quantitativa

por: Colunista Portal
Os métodos gravimétricos podem ser de vários tipos
Os métodos gravimétricos podem ser de vários tipos
Métodos clássicos de análise quantitativa

Os métodos analíticos utilizados na caracterização de amostras são divididos em métodos clássicos e métodos eletroquímicos. Entre os métodos clássicos de análise, os principais são os métodos gravimétricos e os métodos volumétricos.

Métodos Gravimétricos de análise

Métodos gravimétricos são métodos analíticos quantitativos que se baseiam na determinação da massa de um composto puro ao qual o analito está quimicamente relacionado.

O analito pode ser determinado gravimetricamente de duas formas, sendo pela determinação direta ou pela determinação indireta. A determinação direta está relacionada à determinação da massa do analito ou da massa de um composto que contém o analito. Já a determinação indireta está relacionada à medida de variação da massa em razão da perda do analito ou a massa do composto formado como resultado de uma reação envolvendo o analito.

Os métodos gravimétricos podem ser de vários tipos. Abaixo descreveremos as principais técnicas gravimétricas utilizadas nas análises químicas.

Gravimetria por precipitação

Na gravimetria por precipitação, o analito é transformado em um precipitado pouco solúvel. Esse precipitado é filtrado e lavado, objetivando a remoção de impurezas. Após esse procedimento, o precipitado é convertido a um produto de composição conhecida por meio de um tratamento térmico adequado. Após essa etapa, realiza-se a sua pesagem.

O reagente precipitante gravimétrico deve ser específico e seletivo e formar, juntamente com o analito, um produto que apresente as seguintes características:

- O produto deve ser facilmente filtrável e lavável, a fim de facilitar a remoção de impurezas;
- O produto deve apresentar baixa solubilidade, a fim de que não haja perda do analito durante o processo de lavagem e filtração;
- O produto não deve apresentar reatividade com os constituintes da atmosfera;
- O produto deve apresentar composição química conhecida após a sua secagem e se necessário, após a calcinação;
- O produto deve ser constituído de partículas grandes.

Na análise gravimétrica são levadas em conta duas mensurações: o peso da amostra e o peso da substância sob análise, conforme pode ser confirmado pela equação abaixo:

Porcentagem m/m (%) =ma/M

Em que:
ma = massa do constituinte.
M = massa da amostra.

Em muitas situações há a necessidade de utilizar o fator gravimétrico ou de conversão, representado pela equação abaixo:

Fator de conversão (F) = (MM analito)/(MM da substância pesada)


Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO -

Nenhum comentário:

Postar um comentário