A Arte de Viver com Atenção
por
Thich Nhat Hanh
1. Hoje à noite eu darei instruções sobre respirar - isto é muito importante. Se você não sabe praticar respiração, então será difícil de seguir o retiro. O primeiro exercício  para dentro - para fora, significa... inspirando – eu sei que eu estou inspirando - expirando - eu sei que eu estou expirando. Esta é uma prática muito importante. Quando inspirar, você sabe que inspira e não que expira. Você identifica inspirar como inspirar. E quando você expirar, você sabe que este é seu expirar. Só isso. Mas é uma prática muito importante.
Este é o primeiro exercício em respirar que o Buddha dá a nós. Quando você pratica, como que algo maravilhoso acontece. Desde que nós só prestamos atenção a nosso inspirar e expirar, e os identifica como inspirar e expirar, nós paramos o pensamento. E este já é um milagre, porque em nossa vida diária nós pensamos muito. E porque nós pensamos muito que nós não somos realmente nós mesmos. Nosso corpo pode estar aqui, mas nossa mente pode estar em outro lugar... no passado, no futuro, na China... Então, e quando você respira dentro e fora e se dá conta de seu inspirar e expirar, você pára o pensamento, e você começa a estar lá: onde seu corpo é. Nosso corpo e nossa mente são muito freqüentemente separadas um do outro. E no meio disso temos nossa respiração. E no momento quando nós seguramos nossa respiração em dentro e fora conscientemente: inspirando - eu acalmo meu corpo - respirando para fora - eu sorrio... nosso corpo e nossa mente se tornarão um só.
E se nós praticamos inspirando e expirando com alguma concentração nós atingimos o que nós chamamos de unicidade de corpo e mente... unicidade de corpo e mente: são reunificados sua mente e seu corpo. E você começa a estar lá, realmente você. E esta é o primeiro fruto de sua prática. E faz consciente da respiração, conscientemente estando atento de sua inspiração e expiração. Quando você não está lá, quando você realmente não é lá, você não pode ver as coisas muito clara e profundamente, você perde tudo, tudo parece a você não claro e vago.