quinta-feira, 14 de março de 2013

SINTA MEU CHEIRO !

segunda-feira, 11 de março de 2013 - 18:34

O sistema respiratório

por: Colunista Portal
A troca de gases da respiração é indireta
A troca de gases da respiração é indireta
O sistema respiratório é o conjunto de órgãos responsáveis por transportes de gases respiratórios e pelas trocas gasosas do organismo dos animais com o meio ambiente, ou seja, a hematose pulmonar, possibilitando a respiração celular.

Para melhor entender, este sistema tem como função a absorção de oxigênio (O2) pelo organismo, através da inspiração, conduzindo-o para o interior dos pulmões e eliminação de gás carbónico (CO2), pela expiração, resultante de oxidação celular. Todo este processo dá o nome de trocas gasosas.

E importante lembrar que a troca de gases é indireta, sendo que o sangue é o elemento intermediário entre as células do organismo e o meio, servindo de condutor de gases entre eles.

O sistema respiratório é constituído por um conjunto de órgãos respiratórios compostos por nariz, faringe, laringe, traqueia, brônquios, bronquíolos e pulmões, sendo este último o principal.

O sistema respiratório é divido em duas partes. A porção de condução e a porção de respiração.

A primeira porção que é de condução é formada por órgãos tubulares que levam o ar inspirado (rico em O2) até o pulmão e conduzem o ar expirado (rico em CO2) para ser eliminando. Esta porção é constituída por nariz, faringe, Laringe, traqueia, brônquios.

É importante frisar que o nariz, faringe e laringe não são apenas órgãos aeríferos, fazem parte de outras funções, como olfato, digestão e fonação, respectivamente. Já a traqueia e brônquios são apenas aeríferos.

A segunda porção que e de respiração é formada por apenas um órgão responsável somente pela respiração, o pulmão.

CreativeCommonsEsta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário