quinta-feira, 14 de março de 2013

Haletos orgânicos, o que isso?

artigo

quarta-feira, 6 de março de 2013 - 17:43

Testes para identificação de grupos funcionais - Química

por: Colunista Portal
Os fenóis têm características ácidas
Os fenóis têm características ácidas
Serão especificados a seguir alguns testes de análise utilizados na caracterização dos grupos funcionais mais comuns.

Alcenos e Alcinos

Em razão da pronta disponibilidade dos elétrons, as ligações duplas e triplas sofrem uma série de reações químicas incomuns em outras classes de substâncias orgânicas. Os testes mais utilizados para a detecção dessas ligações em amostras orgânicas são:

a) Teste de Bayer (KMnO4/H2O)

Consiste na reação da solução de permanganato de potássio em meio aquoso com a ligação múltipla de um alqueno ou alquino. O teste é positivo se a solução violeta do íon permanganato se descora imediatamente com formação de precipitado marrom (MnO2).

b) Teste com bromo (Br2/CCl4)

As ligações duplas e triplas presentes, respectivamente, nos alquenos e alquinos são responsáveis por descorar a solução de bromo em tetracloreto de carbono, que é avermelhada.

Haletos orgânicos

Os testes químicos de identificação de haletos tanto servem para evidenciar a presença de halogênio (cloro, bromo ou iodo) como para decidir qual a natureza do haleto, se primário, secundário, terciário, arila, alquenila (vinila) ou alquinila.

a) Teste com nitrato de prata em etanol

Haletos de alquila precipitam haletos de prata quando tratados com solução de nitrato de prata em etanol.

Por meio deste teste pode ser realizada a especificação do halogênio presente no composto analisado. Isso ocorre em razão das diferenças de colorações dos haletos.

b) Teste do iodeto de sódio em acetona

O teste de iodeto de sódio em acetona é um teste complementar ao anterior e é utilizado para determinar haletos primários, secundários e terciários.

Fenóis

Os fenóis têm características ácidas, com valores de pKa variando conforme a natureza dos substituintes. Os principais testes para a caracterização de fenóis se baseiam em mudanças de cor.
1234

CreativeCommonsEsta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário