terça-feira, 29 de julho de 2014

Também para clareamento das mãos!


Já se viu usando a borra de café na limpeza da casa e da cozinha, ou para cuidar do jardim?

Olá amigas! Quem não curte o ritual de despejar a água quente sobre o pó, sentir o aroma invadindo a casa e depois curtir o sabor único de um cafezinho fresco? Pois sabiam que, depois de preparar um delicioso café, dá pra reaproveitar a borra de café que sobra no coador para cuidar da casa? Ela oferece maneiras simples, econômicas e ecologicamente corretas para resolver vários probleminhas de casa.

Na cozinha

CafezinhoPara neutralizar os cheiros indesejáveis na geladeira, coloque borra seca de café dentro de uma gaze, num pote de margarina tampado e com furinhos. Deixe na geladeira.
Na hora de temperar o bife, espalhe sobre ele um pouco de borra de café. Além de a carne ficar muito mais macia, ela ganha um saborzinho diferente e bem gostoso. Todo mundo vai querer saber o seu segredo!
Todos nós enfrentamos objetos difíceis de limpar em nossas vidas. Se você tem uma panela que simplesmente não limpa, ou um cinzeiro cheio de manchas, a borra de café funciona como um limpador pode ser a solução para essa dor de cabeça. A borra é extremamente abrasiva e ácida, o que lhe dá uma vantagem quando se trata de limpeza difícil. Simplesmente misture com um pouco de água e em seguida esfregue com uma escova firme. Certifique-se de que os objetos que você vai limpar são resistentes a manchas. Caso contrário, você tem que fazer da limpeza um processo rápido, porque a borra de café pode tingir as superfícies.

No jardim

A cafeína mata os ovos do mosquito da dengue e o cheiro da borra afasta o perigoso inseto Aedes aegypti. Salpique a borra dentro das bromélias e nos locais onde a água costuma empoçar. E, em vez de colocar apenas areia no pratinho dos vasos, misture uma parte de borra para cinco partes de areia, trocando esse composto uma vez por semana.
Para deixar as plantas mais fortes e bonitas, coloque um pouco de borra de café na terra dos vasos ou espalhe nas plantas do jardim, a cada quatro ou cinco meses. Por ser rica em nitrogênio – um dos principais componentes do solo e o mais consumido pelos vegetais -, a borra é um excelente fertilizante. Além disso, protege as raízes contra fungos, e por isso seu uso é indicado para transplantar folhagens ou plantar mudas. Misture uma parte de borra de café em dez partes de terra. A borra também é excelente para limpar as folhas das plantas que ficam dentro de casa. Dilua uma parte de borra em cinco partes de água, molhe um pano ou algodão e passe. As folhas ficam brilhantes!
Agora se quiser acabara com as formigas, lesmas e caracóis, jogue a borra no formigueiro, no caminho das formigas ou na terra das plantas que se quer proteger. É tiro e queda! As formigas saem correndo de lá – e as lesmas e caracóis também seguem o mesmo caminho!

Dicas de beleza

A borra de café pode fazer bem ao seu cabelo, especialmente se você tem cabelos escuros. Ela intensifica a cor do cabelo castanho ou preto, além de conferir brilho extra a eles. Esfregando a borra no couro cabeludo, você pode melhorar a saúde do couro, ajudando a evitar caspa. Quando você estiver no chuveiro e já lavou o cabelo, pegue um pouco de borra – não importa se ainda está molhada – e esfregue-a em todo o cabelo. Depois de ter espalhado e friccionado bem em seu cabelo, enxágue. É uma boa idéia fazer isto depois de usar o xampu e antes do condicionador, para ter certeza de que você realmente removeu toda a borra, evitando que fique algum cheiro no cabelo.
Você também pode usar borra de café para tornar mais brilhante o pelo de seu cão. Algumas pessoas sugeriram que a borra pode servir no controle das pulgas. No entanto, embora a borra possa ser utilizada como um repelente de pragas em outras situações, nenhuma evidência sólida confirma que ela age como um repelente de pulgas.

Na limpeza da casa

Agora se o seu problema é ensinar o gato a não fazer xixi onde não deve, deixe um pratinho com a borra no local; ele não chegará nem perto! É preciso trocar a borra uma vez por semana. Jogar a borra de café no jardim tem o mesmo efeito. Aqui há uma ressalva: alguns gatos ignoram esse artifício, pois seu olfato não registra o cheiro de café como repelente. É questão de tentar.
Se você tem uma lareira, e a utiliza com frequência, isso exige uma limpeza periódica. A limpeza de uma lareira é um grande incômodo, uma vez que as cinzas que se formam são leves e arejadas, muitas vezes voando por toda a sua casa enquanto você tenta limpar. Mais uma vez, a solução para este problema comum está na sua cafeteira: a borra de café molhada. Antes de limpar a sua lareira, tome uma boa quantidade de borra molhada e coloque suavemente sobre as cinzas e a fuligem. Ela rapidamente começará a absorver a poeira, o que lhe permitirá limpar sua lareira sem bagunça nem dor de cabeça.

E aquele desagradável cheiro que vem do ralo? Você pode usar borra de café cerca de uma vez por semana para resolver este problema. O primeiro passo é ferver um pouco de água, traga-a para a pia. Despeje cerca de meia xícara de borra de café no ralo, seguida imediatamente pela água quente. Você deve despejar pelo menos cinco xícaras de água fervente depois da borra. A água quente irá empurrar os grãos, garantindo que não entupirão o ralo. O encanamento deve permanecer sem odores por pelo menos uma semana após esta operação.

Outros usos

Por último, para dar efeitos diferentes ao artesanato ou pintura, misture um pouco de borra de café às tintas claras para obter um tom pastel, tons voltados ao marrom. Em peças de artesanato, a borra pode ser polvilhada sobre a cola úmida para obter um efeito decorativo em alto-relevo.
Está ai, dicas praticas e simples, que podem até ajudar a mudar alguns hábitos e melhorar as nossas vidas. O negócio é mesmo reaproveitar tudo que podemos, assim poupamos o meio ambiente, nosso bolso, e de repente até conseguimos economizar pra comprar aquele mimo pra gente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário