quarta-feira, 9 de julho de 2014

manteiga x banha de palma

TROQUE A MANTEIGA POR BANHA DE PALMA OU DE COCO

Flor de sal indica novas tendências e dá sabor a manteiga temperada







A fina flor do sal“, matéria escrita pela repórter Janice Kiss e publicada na revista Globo Rural deste mês, mostra um produto genuinamente brasileiro, feito pela empresa Cimsal (Comércio e Indústria de Moagem e Refinação Santa Cecília Ltda).

A  flor de sal de mais prestígio ainda é a importada, mas aos poucos a produção nacional vai ganhando lugar entre os “comilões” brasileiros – hoje a oferta desta empresa já soma três toneladas anuais.

Para a nossa surpresa, uma matéria do jornal britânico The Guardian também deste mês mostra que, com a produção de diferentes tipos de sais, um novo profissional está surgindo: o semelier. Assim como  o sommelier está para os vinhos, o semelier  auxilia na escolha do sal correto para acompanhar diferentes tipos de comida nos restaurantes. Afinal, as variedades são tantas  – flor de sal de diversos tipos, sal defumadosal do Himalaia… – que vale a pena indicar novas texturas e sabores aos clientes.

O mercado parece estar atento às tendências e de olho no caminho do sal e suas variações.
Aproveitamos para mostrar uma maneira simples e prática de uso da flor de sal. Na receita abaixo, você vai ver como aperfeiçoar a sua manteiga com o ingrediente e temperá-la para usar em preparos de carne e entradinhas.



Manteiga temperada com flor de sal, alecrim e pimenta-rosa

Ingredientes
1 colher de sopa de pimenta-rosa
1 colher de sopa de alecrim
1 colher de chá de flor de sal
150 gramas de manteiga
Preparo
Pique a pimenta-rosa e o alecrim com a ajuda de uma faca ou use um pilão para triturar. Em uma tigela, coloque a manteiga e acrescente a pimenta e o alecrim picados e a flor de sal. Misture e coloque em um plástico filme. Enrole e guarde na geladeira por cerca de duas horas ou até ficar firme. Retire e use para finalizar carnes ou como patê em torradinhas.
(Fotos: Hanny Guimarães)

Nenhum comentário:

Postar um comentário