terça-feira, 8 de julho de 2014

JÁ TRABALHO COM REAPROVEITAMENTO DOS ALIMENTOS!

UFRJ desafia estudantes a criarem projetos sustentáveis
27 de Junho de 2014 • Atualizado às 15h34

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) lançou um concurso para instigar os estudantes a buscarem soluções sustentáveis para o campus. O objetivo é divulgar a iniciativa Fundo Verde, que isenta a instituição do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) da conta de luz para que o valor seja investido em projetos sustentáveis.
O Fundo Verde é um benefício concedido por uma parceria com o governo do estado e com a concessionária de energia Light. Para a coordenadora do projeto e professora da Coppe/UFRJ, Suzana Kahn Ribeiro, a iniciativa é importante para a redução dos gastos de energia e água.
“Pelo campus passam cerca de 100 mil pessoas por dia. Esse projeto é importante porque a cidade universitária é praticamente uma cidade média europeia. Então, todas essas iniciativas que a gente faz no campus são um modelo em escala real, e nós estamos criando um laboratório urbano, em uma escala de um para um. A gente quer reduzir esse consumo e melhorar os indicadores do número de sustentabilidade", explicou Suzana.
Como participar
O concurso vai premiar três projetos que reduzam o consumo de água e de energia elétrica no campus da universidade. Para participar é preciso ter vínculo com a instituição e enviar uma proposta de projeto que seja viável e tenha custo máximo de implantação de R$ 500 mil - cada candidato pode concorrer em apenas uma das três categorias: energia, água e mobilidade.
As inscrições já estão abertas e devem ser feitas no site até seis de setembro. O resultado do concurso será anunciado no dia 30 de outubro. As propostas vencedoras serão financiadas pelo Fundo Verde, atuarão como coordenadores por três meses e receberão uma bolsa. Além disso, o Parque Tecnológico da UFRJ dará como prêmio um iPad para cada projeto selecionado. Para saber mais sobre como se inscrever, clique aqui. Com informações da Agência Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário