sexta-feira, 4 de julho de 2014

pela manhã, agua morna com suco de limão

Como fortalecer o sistema imunológico?

Como fortalecer o sistema imunológico?
O sistema imunológico protege o corpo contra os agentes nocivos e sua função é a defesa contra infecções e doenças, destruindo células patógenas; por isso é importante levar um estilo de vida saudável, para reforçar o sistema imunológico, especialmente quem sofre de doenças que o afetam diretamente ou doenças crônicas.

Reduzir o estresse

O estresse é capaz de alterar os estados de ânimo e causar depressão ou ansiedade, que afetam diretamente no sistema imunológico, e são capazes de danificar a resistência desse sistema e aumentar as probabilidades de contração ou desenvolvimento de doenças.
Utilize métodos de relaxamento, meditação, exercícios de respiração, yoga ou tai chi e mantenha contato com a natureza sempre que possível, para contrariar esses estados prejudiciais.
 meditação. WealthOfHealth4

Exercício físico

Os benefícios do exercício regular incidem diretamente sobre o sistema imunológico, e por isso é muito importante caminhar pelo menos 20 minutos, quatro ou cinco dias da semana; além disso, esse tipo de atividade também ajuda a reduzir a queda da função imune, relacionada com a idade.
No entanto, quando realizamos exercícios ultrapassando os limites pessoais, corremos o risco de adquirir infecções, especialmente do trato respiratório superior; por isso é de extrema importância regular a intensidade, para não danificar o sistema imunológico.
exercício.stayhealthier

Nutrientes benéficos ao sistema imunológico

Certos nutrientes são específicos para aumentar a função do sistema imunológico, e os antioxidantes ajudam a eliminar as toxinas do corpo, que podem afetar negativamente o sistema imunológico.

Vitamina C

É o nutriente mais importante para o sistema imunológico; aumenta a produção de células que combatem infecções no sangue e reduz o risco de contração de vírus que podem entrar nas células. A vitamina C é encontrada em cítricos, pimentas, morangos, kiwis, mangas, tomates, batata, couve-flor, couve, brócolis e couves de Bruxelas, dentre outros.
6 - kiwi

Vitamina E

Estimula a produção de células que combatem os germes, as bactérias e o câncer, e protegem o corpo dos contaminantes ambientais; pode ser encontrada em grande variedade de frutas e verduras, azeites prensados à frio, cereais integrais, legumes, sementes e frutos secos.
azeite

Carotenoides

São ricos em betacaroteno e encontrados em alimentos como damasco, pêssego, melancia, milho, nabo, couve, batata, abóbora, beterraba, brócolis e aspargos. Essas frutas e verduras contêm antioxidantes, que ajudam a reparar as células danificadas por radicais livres. Os alimentos ricos em betacaroteno proporcionam vitamina A e melhoram a função do sistema imunológico.
15 - brocolis

Selênio e zinco

O selênio pode ser encontrado no atum, bem como em carnes, cereais integrais, nozes, dentre outros alimentos, e o zinco pode ser encontrado em produtos lácteos, frutos secos, mariscos, carnes vermelhas, feijões e cereais integrais. Esses alimentos são ricos em proteínas, tanto vegetais como animais, e através dos aminoácidos servem de construtores para muitas células do corpo.
Walnuts
A fibra dos cereais integrais ajuda o corpo a se desfazer das toxinas, através do fígado, fortalecendo o sistema imunológico, enquanto o zinco se mostra muito importante no melhoramento das funções das células T, que são vitais na identificação de antígenos e que, dessa maneira, informam nossos corpo e o sistema imunológico sobre a presença de invasores nocivos em nosso corpo.
Imagens oferecidas por: flickr, WealthOfHealth4 e stayhealthier

Nenhum comentário:

Postar um comentário