quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

VOZ

Porque Cuidar da Voz?



26102012161829ESTUDAR.jpg A comunicação é fundamental nas relações interpessoais
A comunicação é fundamental nas relações interpessoais, seja no ambiente coorporativo, seja no ambiente familiar, seja com os amigos. Além disso, o profissional que tem habilidades na Comunicação Verbal garante a liderança em equipes, um desempenho satisfatório nas grandes reuniões e a transformação da estrutura organizacional. O excelente comunicador atenta-se para técnicas de comunicação verbal e corporal, sabe escolher e utilizar o melhor recurso audiovisual e principalmente aprende a organizar o contexto a ser  exposto de forma clara e objetiva, transmitindo para seu interlocutor confiança e credibilidade.

Nesse contexto, a voz saudável também transmite uma mensagem positiva ao outro. Por exemplo, numa situação que só temos a voz como “instrumento comunicativo”, como num diálogo via telefone, o outro não está vendo a comunicação não-verbal de seu interlocutor. Se um deles estiver alterações vocais, o outro terá sensação de “doença”, com isso, transmitindo uma imagem negativa do comunicador, consequentemente, da empresa que ele representa.

Por essas  razões, é importante identificar as alterações vocais que compromete a saúde vocal e possíveis patologias do aparelho vocal. O sujeito deve atentar-se para alguns sintomas ou sinais vocais e associados a fim de procurar um profissional especializado. Fique atento a esses sintomas:

Rouquidão persistente;Perda da voz;Pigarros ou tosses constantes;Dor ou ardência na garganta; Dificuldade para engolir;Dificuldade para respirar; Cansaço vocal no final do dia; Falhas vocais; Piora da voz durante a manhã, Sensação de corpo estranho parado na garganta; Dificuldades para atingir sons agudos ou graves;Voz trêmula; Voz muito fraca.

Alguns desses sintomas podem ser causas de algum problema em seu aparelho vocal que variam desde doenças inflamatórias, tumores benignos e até malignos graves como o câncer de laringe. É fundamental frisar se o sujeito tiver algumas dessas alterações, mas não necessariamente está com tais alterações. Porém é imprescindível procurar a ajuda de um otorrinolaringologista ou um fonoaudiólogo.

O Brasil é um dos países com maior incidência desta doença, que tem grande possibilidade de cura quando diagnosticada no início. Por estas razões, é muito importante consultar um fonoaudiólogo e um médico otorrinolaringologista.

Atenção para as orientações abaixo:
Não fumar; Não forçar a voz; Não gritar e cochichar; Manter o volume normal da voz e articular bem as palavras;Evitar falar excessivamente durante exercícios físicos, quando gripado ou com alguma crise alérgica; Não pigarrear excessivamente; Ingerir muito líquido em temperaturas frescas ou ambiente; Evitar bebidas alcoólicas; Evitar alimentos que causem azia ou má digestão; Evitar ambientes com poeira, mofo e cheiros fortes;

Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO -

Nenhum comentário:

Postar um comentário