quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

eu embalo, TU EMBALAS

Aplicação Comercial da Tecnologia em Embalagens




23012013172541Cópia de Imunonutrição1- mod.jpg A mistura gasosa a ser utilizada depende do produto alimentício
Existe uma tendência no sentido de centralização das atividades de processamento e empacotamento dos cortes de carne, com muitas vantagens para o consumidor, como a conveniência de comprar uma carne já cortada e embalada neste tipo de operação, além da qualidade do produto e da segurança do alimento.

A substituição do ar atmosférico ao redor do produto por uma mistura otimizada de CO2, N2 e O2 pode propiciar um aumento de vida útil, pois através da exposição dos alimentos a misturas gasosas específicas, existe um controle do desenvolvimento de microrganismos (crescimento de fungos e bactérias), da respiração, da ação enzimática e da oxidação, mecanismos esses que acarretam a deterioração de alimentos e, também, o ataque de insetos é retardado.

Durante a estocagem, os gases podem interagir com os alimentos ou com a flora microbiana a eles associada. Contudo, por meio da otimização da mistura gasosa, a velocidade dessa interação é minimizada em comparação com o ar atmosférico, o que significa uma vida útil mais longa.

No acondicionamento de diferentes produtos em diferentes tipos de embalagens utilizam-se várias misturas de gases, sendo o CO2, N2 e O2 os mais comuns. A mistura gasosa a ser utilizada depende do produto alimentício, sendo que uma atmosfera que aumenta a vida útil de um produto pode reduzir drasticamente a de outro.
Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO -

Nenhum comentário:

Postar um comentário