segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

EVITE

Diabetes Mellitus Tipo 1



16012013092816genética.JPG os genes do complexo dos antígenos leucocitários
Segundo Greenspan & Gardner, estudos mostram que a influência genética é menos marcante em DM1( Diabetes Mellitus Tipo 1) do que em DM2. Apenas 30-40% de gêmeos idênticos de pacientes diabéticos tipo 1 desenvolvem a doença. Isto sugere que um fator ambiental é necessário para a indução do diabetes nesses casos.

Acredita-se que o DM1 tem etiologia multifatorial com fortes componentes genéticos e ambientais. Os componentes ambientais compreendem a exposição a agentes virais (por exemplo, enterovírus, rubéola e outros), toxinas ambientais (por exemplo, nitrosaminas) ou alimentos (por exemplo, exposição precoce a proteínas do leite de vaca, cereais, glúten ou soja) (Hirata & Hirata, 2006).

A DM1 não tem um padrão mendeliano de herança. Os principais determinantes genéticos de susceptibilidade à DM1 são os genes do complexo dos antígenos leucocitários humanos (HLA) que participam na apresentação de antígenos e representam 40-60% da susceptibilidade genética. Os locos predominantes são HLA DR (DR3/DR4) e DQA (DQA/DQB) que contribuem para 50% de risco de DM1. (Hirata & Hirata, 2006).

Muitos outros locos e genes candidatos, localizados na maioria dos cromossomos, têm sido associados com a susceptibilidade ou a resistência a DM1. Esses genes incluem variantes do gene da insulina (cromossomo 11p 15.5), linfócito T citotóxico-4 (CTLA4), gene (cromossomo 2q), genes da enzima conversora de angiotensina (ACE), apolipoproteína E (APOE), glicoquinase (GCK), fator de crescimento insulina-símile 1 (IGF1), receptor de proliferador de peroxissoma ativado ? (PPARG), entre outros. Estudos recentes sugerem que esse progresso na identificação dos locos suscetíveis de DM1 provavelmente se beneficiou de diversos estudos anteriores subestimados, utilizando grande quantidade de genes candidatos (Horenstein & Shuldiner, 2004; Hirata & Hirata, 2006).

Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO -

Nenhum comentário:

Postar um comentário