quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

O Balanço Energético


18 de janeiro de 2013

definir tamanho aA aA


16012013121618nutrição e HIV.jpg Balanço energético é o equilíbrio entre consumo e gasto energético
O estado nutricional, no plano físico e biológico resulta do equilíbrio entre consumo alimentar e gasto energético do organismo. Esse gasto refere-se à utilização dos alimentos pelo organismo para suprir as suas necessidades nutricionais e está relacionado ao estado de saúde e à capacidade de utilização dos nutrientes fornecidos pela alimentação.

As necessidades nutricionais de energia variam em função da idade, do sexo, do estado de saúde e do estado fisiológico, nível de atividade física dos indivíduos e número de horas de trabalho.

Para um adequado estado nutricional, no que se refere à energia, o consumo alimentar deve estar em perfeito equilíbrio com o gasto da energia do organismo, usada para manter as funções vitais e nas atividades físicas diárias.

  As pessoas em equilíbrio energético não ganham nem perdem peso; é o que se denomina “balanço energético”:

− O balanço energético é o equilíbrio obtido a partir do total de energia ingerida e o total de energia gasta pelo organismo em suas atividades diárias.

− Caloria (kcal) é a unidade de medida da energia gasta pelo corpo humano em suas atividades metabólicas e físicas e do teor de energia encontrado nos alimentos (proteínas e carboidratos = 4 kcal/g; gorduras = 9kcal/g).

− Vitaminas, sais minerais e água não fornecem energia.

Se a alimentação fornece mais energia do que é requerido pelo organismo, a energia excedente é acumulada na forma de gordura corporal.

Isso significa que, se a pessoa não ingerir menos alimentos ou não aumentar a atividade física, irá ganhar peso, principalmente pelo acúmulo de gordura, o que poderá levar ao sobrepeso ou à obesidade, ao longo do tempo.

Os homens brasileiros, em média, alcançam balanço energético com cerca de 2.400 calorias por dia; as mulheres, com cerca de 1.800 ou 2.200 calorias por dia. A média de 2.000 calorias atende também às necessidades de energia das pessoas mais jovens.

Por exemplo: - as mulheres pequenas e inativas, para manter o balanço energético, devem consumir um volume de alimentos menor por porções recomendadas para cada grupo de alimentos, principalmente relacionando os alimentos mais calóricos como os doces e as gorduras, se comparadas aos homens de mesma idade e nível de atividade física.
Some Rights Reserved Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.
Comentários

Voltar para Nutrição

Escolha sua área do conhecimento

CONTEÚDO GRÁTIS
e-Book Grátis
livro digital
Grátis um e-book mensalmente. Assine já e receba o e-book (livro digital): Inglês para Negócios.
Top 10
Receba os principais artigos artigos da sua área!
Palestras
online
Acesso ao acervo de palestras ao vivo (toda quinta-feira) e gravadas. São dezenas de palestras em diversas áreas.
Lições de Inglês
Atividades totalmente interativas para você exercitar seu inglês!
e-Revista
Todo trimestre, uma nova edição sobre os principais temas de cada área. Boa leitura!
Conheça a política de privacidade »

Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO - Cursos Online : Mais de 900 cursos online com certificado
http://www.portaleducacao.com.br/nutricao/artigos/27491/o-balanco-energetico?utm_source=ALLINMAIL&utm_medium=email&utm_content=46217558&utm_campaign=top10%20-%20nutricao%20-%20061&utm_term=__gci5.sbv.nm.lv9.gahl.h.qz.f2ch9.wbh.vm.y#ixzz2IwQOFm00

Nenhum comentário:

Postar um comentário