sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

VIVER MENOS DIFÍCIL

Frutas e vegetais não afastam o câncer sozinhos


Por em 12.04.2010 as 19:29


comer muitas frutas e vegetais para prevenir o câncer pode não ser uma solução final. Uma comida mais natural realmente traz mais benefícios, mas os efeitos de uma dieta desse tipo não são tão fortes quanto se considerava.
De acordo com uma nova pesquisa, comer cerca de 200 gramas de frutas e vegetais reduz o risco de câncer em apenas 3% – redução considerada muito fraca pelos cientistas do Instituto Nacional de Câncer dos Estados Unidos.
Isso não significa que frutas e vegetais não sejam importantes, mas é bom que as pessoas saibam que uma dieta rica nesse tipo de alimento não vai prevenir o câncer sozinha. A OMS (Organização Mundial de Saúde) recomenda a ingestão de cinco porções de frutas e verduras todos os dias.
Os cientistas consideram que as frutas e vegetais têm componentes anti-cancerígenos, que afetam as enzimas e o sistema imunológico. Eles pensam que resultados anteriores relacionando um maior consumo de alimentos naturais e o câncer (ou a falta dele) foram obtidos, também, porque pessoas que têm uma dieta saudável normalmente tem um estilo de vida equilibrado. Ou seja, não fumam, bebem menos, dormem melhor, etc.
Os estudos anteriores consideravam que o consumo de frutas e verduras reduzia o risco de câncer em até 30%.
Pesquisadores ainda consideram que as frutas e verduras diminuem as chances de desenvolver câncer, mas em uma taxa consideravelmente menor. E eles frisam que os resultados obtidos nessa pesquisa não alteram a relação de uma dieta saudável com outras doenças, principalmente as cardíacas.
Os vegetais ajudam a reduzir a pressão sanguínea, diminui o risco de diabetes (reduzindo o açúcar do sangue) e, além disso, fornecem nutrientes com baixa caloria.
Fonte: CNN

Nenhum comentário:

Postar um comentário