quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

AI QUE FOME ! !

Cultura Alimentar: Princípio do "Alimento Como Referência"




16012013124159McDonald's.jpg Facilidade do "fast food" é um dos fatores de alto consumo
O ato de alimentar envolve diferentes aspectos que manifestam os valores culturais, os sociais, os afetivos e os sensoriais. Assim, as pessoas, diferentemente dos demais seres vivos, ao alimentar-se não buscam apenas suprir as suas necessidades orgânicas de nutrientes, mas de alimentos palpáveis, com cheiro, cores, textura e sabor que são expressos em termos de alimentos e bebidas que agradem ao paladar, mais do que em componentes nutricionais.

As diretrizes para a saúde envolvem todos os grupos de alimentos que são importantes veículos em nutrientes essenciais e, portanto, visam à adoção de uma alimentação completa, adequada e saudável.

Algumas dietas recomendam:

- O aumento do consumo de determinados grupos de alimentos;

- A manutenção dos níveis de consumo de diferentes produtos  adequados às orientações para uma dieta saudável;

- A redução ou a moderação no consumo de alguns grupos de alimentos, baseadas em evidências científicas que revelam uma associação destes grupos com maior risco de doenças (açúcares, sal e gorduras, por exemplo);

Os argumentos favoráveis às recomendações dietéticas baseadas em alimentos estão muito bem documentados na literatura científica. Vale citar o estudo dos chamados “alimentos funcionais” e a Ciência da Nutracêutica.

A preocupação para o homem hoje é comer, poucos se importam com a qualidade dos alimentos. Tal situação é causadora de inúmeros problemas de saúde e de doenças carênciais devido à ingestão exagerada de certos alimentos ou grupos de alimentos.

Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO -

Nenhum comentário:

Postar um comentário