quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

MEDO

O Que Dificulta a Assertividade?



26102012162334claustrofobia.jpgO ÒLEO ESSENCIAL DE ALECRIM + ÓLEO ESSENCIAL DE LIMÃO PARA SER INALADO AJUDA NESTE MAL ESTAR. É muito difícil definir o que é o medo
O medo é o sentimento que dificulta qualquer atividade comunicativa. Apesar de o medo ser um sentimento positivo, quando ele ocorre em função de alerta contra o perigo. Porém o medo pode interferir no desenvolvimento pessoal, passando a interferir na qualidade da autoestima, interferindo nos pensamentos e contribuindo para os comportamentos defensivos. Isso tudo, impede a espontaneidade, a credibilidade e, consequentemente, a assertividade.

É muito difícil definir o que é o medo, assim como as outras emoções humanas. Porém vamos utilizar alguns exemplos diários que passamos por situações de medo. Existem diversos “medos” ao longo da vida profissional, como o medo de perder o emprego, de não ser competente, de ser humilhado e ridicularizado, de perder o amor de pessoas importantes em sua vida, de ser excluído e rejeitado e, inclusive, o medo da morte. E com isso o medo  gera insegurança. A insegurança cria um dilema entre o querer agir e o medo das consequências.

As principais consequências do medo é que a pessoa a focar somente os custos, não valorizando os benefícios de suas escolhas, deixa a pessoa infeliz porque impede a realização de seus objetivos pessoais e profissionais.

No ambiente coorporativo, o sujeito pode sentir medo, porque acredita que vai ser despedido ou acredita ter competências insuficientes. Compara-se com os colegas e experimenta um sentimento de insatisfação pessoal.

O medo é gerado por um círculo vicioso: o medo causa insegurança, a insegurança causa o medo de arriscar e de experimentar, e por sua vez, gera a impotência (sensação de incapacidade) e finalmente, causa na ansiedade.

O medo pode se ocorrer em várias esferas da vida: na família, o medo de perder um ente querido, de não ser competente para educar os filhos, enfim, de não corresponder às expectativas que a sociedade impõe e que determinam o sucesso ou o fracasso de uma pessoa.

Você que se sente esse medo frequentemente, procure deixar de fazer o que você não quer fazer e faça aquilo que você quer fazer. Liberte-se desse medo que está dentro de você, que torna seu mundo interior pequeno e o impede de ser direto. Cuidado com o autoritarismo que pode gerar por causa do  medo que faz o outro impor suas próprias ideias.
O equilíbrio entre socialização e individualidade é a assertividade. A socialização é agir de acordo com o que a sociedade espera e diz que é correto, deve-se respeitar o espaço do outro, considerando suas necessidades, ideias e desejos. A individualidade expressar suas ideias, seus interesses, suas vontades e seus limites, não permitindo que seu espaço seja invadido.

A sociedade tende a estimular o nosso posicionamento em alguns dos dois extremos: excesso de individualidade e de socialização.

Os excessos são sempre prejudiciais. A extrema socialização caracteriza-se por escolhermos não expressar nossa individualidade, dizendo “não” para alguma necessidade interna e “sim” para o outro, mesmo não nossos desejos em prol dos desejos do outro. O mesmo com a  individualidade intensa, quando impomos nossos desejos e opiniões, mesmo que, para isso, seja necessário invadir o território do outro.

Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO -

Nenhum comentário:

Postar um comentário