quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

CALOR E MICRORGANISMO

Ações Conservadoras do Calor para os Alimentos




2301201315002086519241 Higiene e Vigilância Sanitária de Alimentos - 6 -mod.jpg A ação conservadora do calor é devido à destruição dos microrganismos
A ação conservadora do calor é devido à destruição dos microrganismos e de seus esporos presentes no alimento, bem como à inativação de suas enzimas.

As bactérias são consideradas mortas quando não podem mais se multiplicar, mesmo sendo colocadas em condições favoráveis. Este efeito não deve ser confundido com o da dormência, especialmente quando se refere aos esporos.
Um organismo dormente não perdeu de modo definitivo sua capacidade de reprodução, o que pode acontecer após incubação prolongada, transferência para meios de culturas diferentes ou outra forma de ativação.

Das muitas teorias que procuram explicar o mecanismo de eliminação dos microrganismos através do tratamento pelo calor, a da coagulação da proteína celular ainda atrai maiores atenções. Entretanto, para os esporos, há evidências de que o ácido dipicolínico, presente na parede dos esporos bacterianos, são os responsáveis pela maior resistência térmica destas estruturas.

O calor destroi parte ou toda a microbiota bacteriana, mas não possui efeito residual, isto é, depois de terminada a sua ação pode ocorrer a recontaminação do alimento. Logo, os produtos tratados com calor, devem ser consumidos logo em seguida ou armazenados em recipientes limpos, a fim de impedir ou retardar um novo processo de decomposição.
O calor apresenta também alguns inconvenientes, como a destruição de certas vitaminas, coagulação de proteínas e não tem ação sobre certas toxinas produzidas por bactérias patogênicas

Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO -

Nenhum comentário:

Postar um comentário