quinta-feira, 24 de janeiro de 2013



Lipídeos ou Gorduras - Nutrientes Indispensáveis



16012013115142óleo.jpg Excesso de óleo no organismo causa doenças crônicas (DCNT)
Gorduras são substâncias de consistência untuosa originada dos óleos dos vegetais e da gordura dos animais, que os compõem em diferentes concentrações. São componentes importantes da alimentação humana, pois são fontes de energia; contudo, o consumo excessivo de gorduras saturadas está relacionado a várias doenças crônicas não-transmissíveis.

As necessidades diárias são consideradas da seguinte forma: de 15% a 30%, do Valor Energético Total – VET- da alimentação, devem ter como fonte as gorduras, substâncias com alta concentração de energia.  As Gorduras fornecem 9Kcal/ grama do nutriente.

Pela sua alta concentração de energia, facilmente armazenada no organismo, os seres humanos evoluíram com uma “fome de gordura”. Essas reservas corporais viabilizavam a sobrevivência em períodos de migração ou escassez de alimentos. Os nossos ancestrais, inicialmente agricultores e camponeses, tinham sua alimentação composta, na sua maioria, por alimentos frescos e in natura ou processados minimamente. Essa alimentação continha cerca de 20% a 25% de gordura, medida como porcentagem de energia total.


 


Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO -

Nenhum comentário:

Postar um comentário