sábado, 12 de janeiro de 2013

ALIMENTAÇÃO X CABELOS

Uso e Finalidade dos Fixadores



1012201211550171058646- mod.jpg Produtos são aplicados nos cabelos com os dedos e então espalhados
Fixador ou finalizador é o termo que abrange os produtos aplicados para o cuidado final com os cabelos, incluindo tônicos, géis, pomadas e suas variantes que acompanham a moda e as tendências na evolução das técnicas de estilização e modelagem dos cabelos.

Com exceção dos sprays (que não serão abordados neste curso), estes produtos são aplicados nos cabelos com os dedos e então espalhados, para dar a forma desejada.

O objetivo principal destes produtos é melhorar o controle e a maleabilidade dos cabelos, proporcionar brilho e manter a sua forma apesar do movimento e das atividades diárias ou condições ambientais a que sejam submetidos (vento, umidade, aridez, frio, calor, sol etc.).

Como não são enxaguados após sua aplicação, deve-se tomar cuidado para evitar o acúmulo excessivo de produtos sobre os cabelos e o efeito build-up.

O objetivo primário das pomadas, antigamente chamadas de brilhantina, é acrescentar brilho aos cabelos, por isso seus principais constituintes são óleos – geralmente o óleo mineral (Paraffinum Liquidum) para as líquidas e vaselina (Petrolatum) para as sólidas – que são espalhados ao longo da fibra capilar e promovem o brilho e a aparência de um cabelo bem cuidado. São adicionadas várias ceras para que a consistência e a textura desejadas sejam atingidas. Atualmente existem bons substituintes dos óleos minerais que são de origem vegetal.

Os tônicos podem ser considerados como uma versão mais leve das pomadas, pois geralmente são constituídos de soluções alcoólicas de vários óleos. O álcool molha o cabelo e após a evaporação deixa um fino filme de óleo sobre a sua superfície.

Utilizando óleos sintéticos ao invés de óleos naturais, as formulações podem ser menos pegajosas. Ainda, utilizando altas concentrações de emulsificantes etoxilados, os óleos podem ser facilmente incorporados em géis transparentes.

Por outro lado, os géis hidro alcoólicos de polímeros carboxivinílicos ou éteres de metil celulose são oil-free e variam da consistência líquida a géis rígidos e promovem uma ampla variedade de texturas, volume e fixação dos cabelos.

Enquanto a maioria das necessidades de fixação para os cabelos curtos são satisfatoriamente supridas com um bom corte de cabelo, aqueles com cabelos compridos necessitam mais esforço para supri-las, por meio do uso de um dos diversos produtos para fixação e finalização.

A função primordial de qualquer produto de fixação é auxiliar o processo de modelagem, assegurando a estabilidade da nova forma dada aos cabelos. Dependendo do tipo de produto, mecanismos de ação diferentes podem ser os responsáveis pelo efeito final.
Some Rights Reserved Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição ofi

Nenhum comentário:

Postar um comentário