sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

COZIMENTOS ( MITOS E VERDADES)

Cozinhar vegetais no microondas destrói seus nutrientes?


Por em 18.07.2010 as 18:24

ACOMPANHE NOSSOS ARTIGOS
Alguns naturalistas insistiam que o microondas “matava” as comidas, destruindo seus antioxidantes naturais. Antioxidantes são substâncias que, teoricamente, protegem as células contra radicais livres no organismo, e que são abundantes nas frutas frescas, legumes, grãos e nozes.
Cientistas fizeram o teste – cozinharam vegetais de todas as formas, medindo a quantidade de antioxidantes presentes antes e depois de cozinhá-los.
Eles descobriram que assar, grelhar e cozinhar no microondas foram os métodos que apresentaram as menores perdas de antioxidantes, enquanto ferver e cozinhar na panela de pressão foram os que perderam mais. Fritar ficou no meio.
A quantidade de antioxidantes perdida no microondas variou de zero a 50%. Em alguns casos, cozinhar legumes no microondas aumentou a quantidade de um antioxidante: após uma rodada no microondas, a cenoura, o aipo e o feijão verde continham uma maior quantidade de um antioxidante que combate um radical conhecido como ABTS.
A porcentagem de antioxidantes perdida em cada método dependia do vegetal e dos antioxidantes testados, mas as alcachofras foram especialmente duráveis, mantendo a maior parte de suas propriedades independente de como foi cozinhada.
A preocupação em perder os nutrientes não deve se centrar em como você esquenta seu vegetal, mas na quantidade de água que você usa. Os investigadores disseram que ferver e cozinhar na pressão causou com que os nutrientes deixassem os vegetais na água do cozimento. [LifesLittleMysteries]

Nenhum comentário:

Postar um comentário