quinta-feira, 12 de junho de 2014

MACA X RENOVAÇÃO CELULAR

Maca (Lepidium meyenii)

Artigo por Débora Lopes Souto - quinta-feira, 29 de maio de 2014
Tamanho do texto: A A
Também conhecida popularmente como maca andina
Também conhecida popularmente como maca andina
Também conhecida popularmente como maca andina, maca peruana, peruvian maca, maca lepidium, planta maca, maca powder maca ginseng e maca root, seu nome científico é Lepidium meyenii.


A planta cresce em altitude acima de quatro mil metros na Cordilheira dos Andes, com temperaturas que oscilam entre 20ºC positivos e 25ºC negativos, de acordo com o período e época do ano. Após o plantio, demora de 7 a 9 meses para a colheita.


Pertence à família das crucíferas, apresentando talo curto, folhas medindo aproximadamente entre 6 e 9 cm e flores pequenas. Há três tipos diferentes de maca: amarela, preta e vermelha. Sua raiz é facilmente seca ao sol e mantém suas qualidades nutritivas.


A raiz é constituída por água (68,7%), carboidratos (23%), lipídios (0,6% - ácido linoleico, palmítico e oleico), fibras, fitoesteróis (antioxidantes que combatem os radicais livres), vitaminas (ácido ascórbico, carotenos, tiamina e riboflavina) e minerais (cálcio, ferro, zinco, selênio e fósforo). Também possui os aminoácidos (mg/g de proteína): 91mg de leucina, 99,4mg de arginina, 54,3mg de lisina, 55,3mg de fenilalanina, 68,3mg de glicina, 63,1mg de alanina, 79,3mg de valina, 47,4mg de isoleucina, 156,5mg de ácido glutâmico, 50,4mg de serina, 91,7mg de ácido aspártico, 21,9mg de histidina, 33,1mg de treonina, 30,6mg de tirosina, 28mg de metionina e 0,5mg de prolina.


Pode ser consumida em cozida ou transformada em pó para ser adicionada a saladas, bebidas, vitaminas, frutas e outras preparações. A maca também é popularmente usada na elaboração de uma bebida fermentada doce chamada “maca chica”


Benefícios à saúde:

Libido, hormônios sexuais e espermatogênese

Fitoquímicos presente na raiz possuem características semelhantes aos hormônios sexuais (testosterona, estrogênios e prostaglandinas), auxiliando a regular o ciclo menstrual (redução dos fogachos) e disfunções sexuais (exemplos: aumento do desejo sexual em homens e mulheres; maior contagem de espermatozoides e motilidade espermática ao analisar o sêmen de homes que consumiram a raiz por quatro meses).


Vitaminas contidas na raiz também podem auxiliar: a vitamina E participa da produção de hormônios sexuais; o magnésio e a vitamina B1 favorecem a sinapse (transmissão das informações de um neurônio para outro), causando a sensação de prazer; o selênio participa na produção de espermatozoides; e o zinco estimula a síntese de testosterona e modula a ovulação.


A maca preta tem melhores efeitos sobre a contagem de espermatozoides, quando comparada com a amarela que tem efeitos mais moderados. A maca vermelha, contudo, não tem efeitos na produção de esperma, porém demonstrou resultados interessantes na redução do tamanho da próstata.

Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO -

Nenhum comentário:

Postar um comentário