sábado, 6 de setembro de 2014

GOTA X SAÚDE

8 alimentos que causam gota

8 alimentos que causam gota
A gota é uma inflamação dolorosa das articulações, cuja causa está na acumulação de ácido úrico. Pode atacar os pés, joelhos, tornozelos mas principalmente o dedão do pé.

Um episódio pode durar meses e os que estão no grupo de risco são homens adultos e pessoas obesas. Agora, conheça 8 alimentos capazes de causar a gota.

Mariscos

alimentos-causam-gota1

Os também chamados “frutos do mar”, podem ser muito danosos para a saúde de quem sofre de gota. Isto se dá, porque eles contêm níveis altos de uma substância chamada “purina”, na qual se decompõe no corpo como ácido úrico.
Se você não sofre de gota, então pode consumir alguns mariscos, mas, mesmo assim, não deve abusar. Entretanto, os médicos recomendam que não coma mais de 4 a 6 porções por semana.

Arenque

alimentos-causam-gota3

Essa espécie de peixe, diferente dos mariscos que são permitidos em pequenas quantidades, está totalmente proibida para os pacientes com gota.  O arenque tem de estar totalmente fora da sua dieta. Além disso, também evite as anchovas e o atum.
Em contrapartida, encontramos o caranguejo, a enguia, a lagosta e o camarão, cujo o nível de cuidado é intermediário. Querendo dizer que não se deve abusar, mas também não se deve eliminar da dieta.

Cerveja

alimentos-causam-gota4

Foi comprovado que a cerveja aumenta em dobro as chances, daqueles vulneráveis, de contrair gota. Basicamente por duas razões: porque aumenta os níveis de ácido úrico no corpo e porque não deixa o organismo limpar facilmente as substâncias que compõem a cerveja.
A melhor opção é o vinho, mas tampouco em excesso, uma taça durante o jantar poderia ser uma medida aceitável, mesmo que os médicos diretamente proíbam o álcool a quem tem gota. 

Carne vermelha

alimentos-causam-gota5

Este tipo de carne contém um nível alto de purinas, além de outros componentes que podem causar colesterol ou o aumento de peso. É preferível comer carnes brancas (frango ou peixe) e, de vez em quando, um pouco de carne vermelha.
Alguns especialistas aconselham cortar completamente o consumo de carne e todos os derivados do porco ou animais de criação, mas alguma coisa feita com carne bovina toda semana é permissível. 

Peru

alimentos-causam-gota6

Assim como a carne de ganso, esses alimentos contém muitas purinas, o que é melhor não consumir se quiser tratar a gota.
As pessoas propensas a essa doença precisam reduzir o consumo de animais de campo ou selvagens ao máximo. As opções mais seguras são o frango e o pato. A parte recomendada é a contra coxa. 

Bebidas com açúcar

alimentos-causam-gota7

Evite todas as bebidas com xarope de milho ou frutose, as bebidas com gás dietéticas e sucos embalados também.
Essas bebidas contêm muitos adoçantes que causam a maior produção de ácido úrico. O consumo de bebidas com açúcar ou frutose diariamente aumenta o risco de sofrer de gota, principalmente em mulheres.

Aspargos

alimentos-causam-gota8

Neste grupo, também se encontra a couve-flor, o espinafre e os cogumelos, porque apresentam mais purina que os outros. Se você gosta de todos esses alimentos, reduza o consumo deles sem os evitar completamente. As dietas vegetarianas ajudam na excreção das purinas. 

Fígado

alimentos-causam-gota9

Este alimento está dentro da zona de “totalmente proibido”, junto com os rins e as moelas, ou seja, todos os órgãos de vacas, ovelhas ou qualquer outro animal parecido. Não são bons para a saúde em nenhum aspecto, e muito menos aos que sofrem de gota. 

O que é permitido comer?

Há muitos alimentos de consumo permitido para tratar da gota. Alguns exemplos são:
  • Leites semidesnatados;
  • Hidratos de carbono complexos;
  • Café;
  • Frutas;
  • Cítricos.
Beber de 12 a 16 copos de líquido ao dia. Incluindo: água, chá, sucos naturais e café. Qualquer líquido (com exceção das bebidas gasosas adocicadas e a cerveja) permite que o sangue flua e que os resíduos sejam eliminados na urina.
Lembre-se de que a gota pode ser diagnosticada através dos sintomas da podagra ou pelo aumento nos níveis de ácido úrico no sangue. É preciso, por sua vez, realizar uma análise do líquido sinovial se o diagnóstico for inconclusivo. As radiografias podem ser muito boas para identificar a gota crônica, mas não em casos de ataques agudos ou leves.
Imagens oferecidas por Guian Bolisian, Alfa, Gideon, Lindsey G, soyculto, jdolenga, stu_spivack y Curt Gibbs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário