domingo, 7 de setembro de 2014

É MUITO IMPORTANTE QUE SE LEIA AS INFORMAÇÕES ABAIXO DESCRITAS PELO DR. CICERO E DR. DANILO COMO ORIENTAÇÕES AOS PACIENTES SOBRE A ALIMENTAÇÃO NECESSÁRIA E A LIBERADA.

Este espaço foi feito para dividirmos receitas que respeitam o protocolo para o tratamento com vitamina D.

Conforme o item 8 descrito na ORIENTAÇÃO AOS PACIENTES EM USO DE DOSES ELEVADAS DE “VITAMINA” D , escrito pelo Dr. Cicero e disponível em nossos arquivos devemos evitar os seguintes alimentos:

"DIETA: A dieta aconselhada é voltada à RESTRIÇÃO COMPLETA do
consumo de laticínios (alimentos que são integralmente constituídos por
leite, queijo, requeijão, iogurte, coalhada, creme de leite, doce de leite,
pudim de leite, leite condensado) e de “leite” de soja (para redução da
quantidade de cálcio ingerida devido ao uso de doses elevadas de vitamina D em seu tratamento). Alimentos que levam leite na preparação (purê de batata, pães, bolos, biscoitos, etc.), assim como manteiga e margarina, estão liberados.

É apenas aconselhável, mas não obrigatória, a restrição de carnes de aves, bovina e suína (para redução da quantidade de aminas heterocíclicas na dieta –informações sobre essas substâncias são facilmente encontradas digitando-se a expressão “aminas heterocíclicas” ou o seu equivalente em inglês “heterocyclic
amines”. Aconselha-se fazer uma dieta ovo-vegetariana com peixes, utilizando (como fontes de proteína) a proteína texturizada de soja, tofu, clara de ovo e peixes (especialmente criados em cativeiro para evitar-se a presença níveis elevados de mercúrio na dieta) os quais devem ser preferencialmente (mas não invariavelmente) preparados como ensopados ou no vapor como fontes de proteínas. Deve-se evitar o consumo excessivo (rotineiro) de bananas, carambola e anonáceas: fruta do conde (também chamada de pinha ou ata), graviola e
atemóia. Consumir folhas verdes cruas diariamente."

Não devemos consumir nenhum leite vegetal ( aveia, soja, amêndoas ...) que encontramos prontos para comprar em caixinhas no supermercado. Observar se tem algo escrito como, adição de cálcio, enriquecido com cálcio e não consumir.
Se estes forem feitos em casa, sem adição de cálcio podemos consumir.

Podemos consumir:

- Leites vegetais feito em casa
- Tofu
- Leite de coco ( pq, pelo menos, todos que conheço até hj não são enriquecidos com cálcio.
- Ovos ( é até super indicado pq contém Colina )
- Glúten ( a não ser que seja celíaco, ou tenha intolerância )
- Alimentos que levam leite na preparação (purê de batata, pães,
bolos, biscoitos, etc.)
- Manteiga e margarina
- bananas, carambola e anonáceas: fruta do conde (também chamada de pinha ou ata), graviola e atemóia ( desde que o consumo seja de vez em qdo )
- Carnes e frango, desde que tb seja com moderação,para evitar problemas futuros.

TABELA DE QTD DE CÁLCIO NOS ALIMENTOS
https://www.facebook.com/ groups/1376590525906454/ 1406055259626647/

Nenhum comentário:

Postar um comentário