quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

VAMOS COZINHA JUNTOS!

Interessante!
AS MELHORES PANELAS PARA COZINHAR
Muitas pessoas me perguntam se há mesmo algum problema em preparar alimentos em determinados tipos de panelas como alumínio, ferro ou teflon.
As panelas podem liberar alguns componentes inorgânicos ou substâncias tóxicas durante a cocção dos alimentos. Compilei as melhores opções por ordem de menor teor de toxicidade. Infelizmente, algumas delas ainda são muito caras para a maioria da população.
Os principais problemas com as panelas de uso popular como anti-aderente e alumínio é que elas liberam substâncias tóxicass para os alimentos e se ingeridos por longo período podem trazer prejuizos à saúde.
Espero que esta lista seja útil para alguns de vocês, pois algumas mudanças são necessárias para quem deseja uma alimentaçao saudável.
1.Titânio
São resistentes a altas temperaturas e choques mecânicos, são anti-aderentes e não libera nenhum tipo de resídio tóxico para os alimentos. Desvantagem: muito caras.
2 . Cerâmica
São boas para o cozimento, não interfere na cor e nem no sabor. São leves e fáceis de limpar. A desvantagem é que são relativamente caras, frágeis e não suporta temperaturas muito elevadas porque queima o alimento.
Ao adquiri-las exiga o selo de qualidade que garanta a atoxicidade do material usado na sua fabricação.
3. Vidro
São feitas de material inerte, revestidas com resina, mas não libera residuos tóxicos para os alimentos. Também não são baratas. São pesadas e frágeis como as panelas de cerâmica e devem ser usadas em fogo baixo para não queimar o alimento. Uma vantegem tanto a panela de cerâmica, de vidro e de titânio é que podem ser usadas para guardar a comida depois de pronta, na geladeira.
4. Aço inoxidável
São versáteis, não é muito pesada, fácil de higienizar e preços razoáveis quando se compra o conjunto completo.
Ao usar pela primeira vez recomenda-se ferver umas três ou quatro vezes para remover os resíduos de níquel. Com este cuidado não há perigo de contaminar o alimento com o metal tóxico.
5. Pedra Sabão
Uma boa opção para preparar carnes. Certos minerais como cálcio, magnésio, ferro e manganês são liberados durante o processo de cozimento, entretanto, a ESTOCAGEM de alimentos nestas panelas deve ser evitada, especialmente aqueles com alto teor de água e ácidos, uma vez que o contato influi na liberaçao de níquel (um metal tóxico).
Antes de usá-la pela primeira vez, deve ser “curada” para eliminar o excesso de níquel. Deve ser fervida por umas três ou quarto vezes. Tomando estes pequenos cuidados não há problema de migrar material tóxico para o alimento. Não é a melhor panela para preparar sopas e molhos de tomate.
Após o cozimento, lavar bem com esponja macia, e secar na chama do fogão para evitar mofo.
6. Barro
Estas panelas são ótimas para preparar peixes, em especial moquecas.
Ao comprá-las exiga o certificado de qualidade que garanta que o barro é livre de metais pesados e outros resíduos tóxicos, caso contrário, você pode correr o risco de comprar uma panela contendo substâncias tóxicas, como o chumbo e mercúrio.
Antes de usá-las, unte-as com óleo de cozinha e leve a chama do fogão para impermeabilizá-las, assim evita soltar arreia para o alimento.
7 . Ferro fundido
Panela de ferro, para muitos tem um valor nostálgico que lembra o fogão a lenha, a casa dos avós, comida da infância. Não é uma panela muito versátil, mas tem a sua utilidade para a saúde. Há estudos mostrandos que o ferro que desprende da panela pode ajudar a combater anemia., mas pessoas com hemocromatose deve evitá-las.
Após lavar, secar na chama do fogão para não enferrujar.
Os preços das panelas de pedra sabão, barro e ferro são razoáveis. Não existe um tipo de panela 100% que seja boa para todas as preparações. O ideal é fazer um rodízio entre elas, pois alguns pratos são melhores preparados em determinados tipos de panelas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário