sábado, 27 de dezembro de 2014

Helion Povoa

Resumo capítulo 1 – Apresentação – do livro “O Cérebro Desconhecido” de Helion Povoa

Segue abaixo um trecho retirado do livro: “O Cérebro Desconhecido“, capítulo 1 (Apresentação):
O CÉREBRO DESCONHECIDO
Apresentação
“O intestino repousou durante muitos anos no esquecimento. Esquecido pelas pessoas, que dele só se lembravam quando comiam algo que não lhes fazia bem, e pela ciência, que sempre considerou os trâmites intestinais como um departamento secundário dentro da medicina. Até bem pouco tempo, era suficiente para os cientistas conhecer sobre este órgão apenas sua função básica de absorção, em que os nutrientes dos alimentos são enviados para o organismo, depois de devidamente digeridos. (…)
(…) Depois de reconhecido como órgão inteligente por sua capacidade de selecionar entre o que comemos o que nós é ou não útil, o intestino foi recentemente proclamado o segundo cérebro por ser o único órgão do corpo humano capaz de executar funções independentemente do sistema nervoso central. Agora, está cada vez mais evidente que o sistema gastrintestinal está no âmago dos processos que garantem a vida saudável. (…)
(…) Fenômenos como o aumento assustador dos casos de alergias, diabetes e dos males que mais matam no mundo – o câncer e as doenças coronarianas – também podem ser explicados como perturbações na dinâmicas das enzimas, hormônios e neurotransmissores que atuam no sistema gastrintestinal. (…)
(…) Acredito que toda a comunidade médica precisa conhecer o que vem sendo descoberto a respeito do sistema gastrintestinal, pois em qualquer área de atuação dentro da medicina esse conhecimento será de grande valor. E para aqueles que não são médicos, mas se interessam pelas questões de saúde, a leitura deste livro também será muito válida e por essa razão ele foi escrito numa linguagem compreensível a todos.
Como em meu primeiro livro para leigos, A Chave da Longevidade, quero aqui proporcionar às pessoas mais ferramentas para lidar com a própria saúde, conhecendo um pouco os fantásticos mecanismos que garantem a nossa vida.”
Retirado do livro: “O Cérebro Desconhecido”, 2002 – Editora Objetiva, de Helion Póvoa [Comprar o livro]

Nenhum comentário:

Postar um comentário