sábado, 4 de outubro de 2014

O ENGENHEIRO ALTAMENTE ESPECIALIZADO

a especialização: DIVINA
a universidade: transcende

João-de-barro
Furnarius rufus

Foto: Arquivo TG

Nome Científico: Furnarius rufus
Família: Furnaridae
Ordem: Passeriformes
Distribuição: Ocorre da Argentina à Bolívia, no Paraguai, e no Brasil, nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste até os Estados de Goiás, Piauí e Alagoas.
Habitat: Campos, cerrados, pastagens, fazendas, parques, cidades e jardins.
Alimentação: Revira as folhas em busca de cupins, formigas ou içás no solo ou sob troncos caídos. Também alimenta-se de minhocas e pedaços de pão.
Reprodução: O casal constrói o ninho em formato de forno, que é feito um por ano. Utiliza como material barro úmido e um pouco de esterco misturado à palha. As paredes medem de três a quatro centímetros. No Sul do País é mais grossa em função do frio. O ninho está pronto completamente após 18 dias na época das chuvas. Na seca pode demorar cerca de 30 dias. O ninho pesa em torno de quatro quilos. A fêmea põe de três a quatro ovos a partir de setembro.

Esta ave é conhecida como um pássaro trabalhador e inteligente. O casal faz um dueto, cantando juntos. O canto é festivo, parecendo uma risada. Mede 19 centímetros. O dorso é inteiramente marrom-avermelhado, ventralmente é de coloração clara, o queixo e pescoço são brancos.
Os ninhos, quando abandonados, são ocupados por canários-da-terra, andorinhas, tuins e pardais. É encontrado com frequência caminhando pelo solo buscando alimentos. Vive geralmente aos casais.

Saiba mais:
Ornitologia Brasileira, de Helmut Sick.

Nenhum comentário:

Postar um comentário