Infusão de sálvia para um abdômen enxuto
O que saber sobre a sálvia?
É uma espécie com origem mediterrânea, pertencente a família da hortelã e cresce em forma de arbusto. As folhas são de cor verde e ovaladas, as flores vermelhas, rosas e brancas. Tem um longo histórico como planta medicinal e também como ingrediente para muitas “bebidas”. Contava-se que quem consumia as folhas da sálvia adquiria sabedoria.A sálvia tem muitos usos, desde a gastronomia a tratamentos de beleza. Por seu aroma, utiliza-se em loções e cremes para cuidar da pele, também para o cabelo. Por seu gosto, emprega-se em preparações na cozinha. Algumas das propriedades da sálvia são:
- É anti-inflamatória, devido a que, ajuda a aliviar as dores musculares, reumáticas e artrite.
- É adstringente.
- É um potente antisséptico, ideal para eliminar infecções na garganta.
- É espasmódica, serve para os espasmos estomacais e musculares.
- Combate vírus e bactérias.
- Oferece grande quantidade de vitaminas A e C.
- Fortalece o sistema imunológico.
- Alivia problemas respiratório e digestivos.
- Ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue.
- Aumenta a sudoração excessiva por sua propriedades dessecantes (para os casos de febre).
- Esta comprovado que serve para aliviar as dores relacionadas com a menstruação.
- Alivia dores de cabeça e de barriga.
- Previne a retenção de líquidos.
- Favorece a cicatrização de feridas e úlceras.
A sálvia serve para deixar o abdômen enxuto?
Essa é uma pergunta muito comum e vale a pena esclarecê-la. Esta planta usada na cozinha ou em tratamentos de beleza e, como dito anteriormente, com excelentes propriedades para diversas enfermidades ou afecções também é muito boa para os que desejam um ventre mais “reto” em pouco tempo. É ideal àqueles que estão fazendo dieta, porque entre os benefícios da sálvia está o fato de que pode regular a função digestiva.Consumindo o chá ou a infusão da sálvia se pode prevenir e também aliviar as inflamações que ocorram pelos mal-estares estomacais como, por exemplo, devido a ingestão de grande quantidade de comida (o que se conhece como um “pé na jaca”) ou comer alguma comida que não estamos acostumados (como, por exemplo, frituras, chocolate etc.). Também serve para não deixar de desfrutar de alguma guloseima durante a dieta, já que estes alimentos muitas vezes são comidos em excesso e depois nos fazem mal.
A infusão desta planta também pode ser usada para depurar o organismo, porque elimina as toxinas que prejudicam o corpo. Entre suas propriedades devemos dizer que a sálvia estimula a vesícula biliar, ajuda a combater a prisão de ventre, favorece o trânsito intestinal, elimina as flatulências, serve para expulsar os gases acumulados (uma das razões pelas quais temos um abdômen inchado) e facilita a eliminação dos líquidos que se retêm no corpo (sobretudo nos tornozelos, pernas e pés).
Preparar um chá de sálvia é realmente muito simples. Apenas deve-se colocar 15 gramas da planta seca ou fresca (folhas e flores) para um litro de água fervente. Se você gosta de preparações mais naturais, pode cultivar a planta de sálvia em sua casa (em um vaso no jardim, na sacada ou na cozinha onde entre bastante sol) ou, ainda, ir a uma loja de produtos naturais e adquirir a sálvia seca, como qualquer outra erva.
Uma vez que misturar a água e a sálvia deixar repousar por três minutos. Depois adicionar suco de limão a gosto e se desejar pode adoçar este chá com um pouco de estévia ou mel. Seu sabor sem adoçar pode ser um pouco amargo, mas dependerá de suas preferências.
Esta quantidade renderá por três a quatro dias. Durante este período, além de beber a infusão, é necessário que tenha uma dieta saudável, repleta de frutas e vegetais, sobretudo, aqueles que te sirvam para melhorar a depuração e desintoxicação de seu organismo.
Você pode consumir a infusão de sálvia tanto fria quanto quente. Aconselha-se bebê-la pela manhã em jejum, para estimular melhor o sistema digestivo ao longo do dia, assim como também para eliminar de forma mais eficaz as gorduras e as toxinas. Você pode deixar em um recipiente com uma tampa (garrafa ou frasco, por exemplo) na geladeira e beber como um chá gelado e consumir quando estiver com sede (ainda que não substitua jamais a água) ou fazer uma infusão com menos sálvia se for inverno e queira esquentar um pouco o corpo e desfrutar uma pausa no trabalho.
Imagens cortesia de zeevveez, Irene Grassi, Joao Medeiros, Seth Anderson e nociveglia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário