quinta-feira, 27 de novembro de 2014

OLHA A ATENÇÃO !


Sinais do câncer do intestino
Hoje, o nosso assunto é câncer de intestino. Esta doença tem uma característica muito particular que faz com que possa ser evitada na maioria das vezes, o que aumenta nossa responsabilidade.
Podemos separar as pessoas em dois grupos, os assintomáticos e os sintomáticos.
Pessoas que têm sintomas sugestivos de câncer de intestino precisam procurar um médico com a maior urgência, pois só assim poderemos diagnosticar precocemente e ter grandes chances de cura.
Os principais sintomas são:
- Sangue nas fezes nas cores vermelho vivo ou muito escuro (mesmo sendo muito comum, por conta das doenças orificiais como hemorróidas por exemplo, o sangue deve sempre ser valorizado);
- Muco nas fezes, semelhante a uma clara de ovo. Fique atento!;
- Períodos de diarreia ou prisão de ventre, de modo alternado;
- Mudança no hábito intestinal, você sempre foi obstipado e agora anda com o intestino solto ou vice versa... sinal de alerta!;
- Sensação de evacuação incompleta. Se você vai ao banheiro e sente que não evacuou por completo ou sente uma vontade constante de ir ao banheiro - esses são grandes sinais de alerta para o câncer de reto;
- Fezes afiladas ou em “fita”;
- Dor abdominal e cólica;
- Perda de peso rápido;
- Barriga inchada;
- Anemia;
- Cansaço.
Caso você sinta um ou mais destes sintomas um médico deve ser procurado o mais breve possível.
Para as pessoas que não apresentam sintomas, elas devem entrar em um programa de rastreamento, ou seja, se prevenir antes do sintoma ocorrer. O câncer de intestino tem uma característica especial, ele apresenta lesões precursoras, ou seja, antes do câncer há uma lesão que pode ser identificada e tratada e assim evitar o aparecimento do tumor. Essas lesões são os famosos pólipos.
Uma vez identificado estes pólipos são retirados sem a necessidade de cirurgia e o paciente fica livre do câncer, mas quem são as pessoas que devem ser submetidas ao rastreamento???
Mesmo sem sintomas, todas as pessoas com mais de 50 anos devem fazer a pesquisa de sangue oculto nas fezes. Se o resultado por positivo, um exame de colonoscopia será necessário para detectar a presença de câncer de intestino (alguns protocolos de rastreamento fazem direto a colonoscopia).
Esses exames devem ser feitos também por pessoas com parentes de primeiro grau (pais, filhos e irmãos) que têm mais de 40 anos ou 10 anos a menos que o parente quando foi diagnosticado com polipo ou câncer.
Portanto, se você notar alguns dos sinais de alerta, tem mais de 50 anos ou até mesmo familiares com câncer de intestino, é essencial ficar atento e procurar um médico. Quanto antes a doença for diagnosticada, maiores serão as suas chances de cura.
Para aqueles que dizem que estes exames são desagradáveis e que têm medo de fazer, eu pergunto, o que é mais desagradável, ter câncer de intestino ou fazer um exame???
http://www.fabioatui.com.br/sinais-cancer-intestino/
Fique de olho,
Saúde!

Nenhum comentário:

Postar um comentário