quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Informações que só acrescentam!



Ba 10 - Xuehai - Mar de Sangue

Explicação do Nome do Ponto.

Esse ponto fica a dois cun e meio da frente do joelho, no meio da carne branca, onde se localiza o meridiano taiyin do Baço. O Baço contém sangue e esquenta os cincos orgãos. É onde o sangue se reúne como no mar; é capaz de dissolver coágulos de sangue, tem uma função de renovação do sangue e, nas mulheres, é o mar eu forma o sangue por isso se chama xuehai.

Textos Selecionados

Conhecimentos Básicos da Acupuntura: " O mar de sangue que dizer: o coração forma o sangue; o fígado reserva o sangue e o rim ajuda o sangue.O yingu ( R10)do rim, o ququam (F8) do fígado e o yinlingquan ( Ba9) do baço são acrescidos aqui como se estivessem recebendo uma onda. O trajeto desses três meridianos yin é paralelo e eles são principais trajetos por onde o sangue passa. Pode-se, ao acupunturar esse ponto alcançar um grande tendão. O baço depende ponto para impulsionar o sangue e é efetivo para parar sensação de distenção no baixo-ventre, diarreia aquosa com cólicas - por isso o nome xuehai" .

Introdução Elementar à Terminologia dos Pontos de Acupuntura: " O ponto mar de sangue é usado para tratar a mulher com doenças menstruais - por isso esse é o seu nome".

Notas

Figura de Bronze:
"Esse ponto é indicado para tratar perda de sangue útero; menstruação desequilibrada; inversão da energia que provoca sensação de distensão no abdome".
Outras Denominações: Xuexi, Baichongke

Fonte: Origem e Significados do nomes dos Pontos de Acupuntura


Manual de Acupuntura - Peter Deadman - Pagina 211
Xuehai - (BA-10) - Mar de Sangue

Ações:
Revigora o Sangue e dispersa estase.
Esfria o Sangue
Harmoniza a menstruação
Beneficia a pele

Comentários:

O nome de Xuehai (Ba-10) (mar de sangue) reflete sua principal função, que é tratar vários distúrbios no nível de sangue. De modo geral, reconhecem-se as duas principais ações desse ponto como: (1) revigorar o sangue e dispersar estase e (2) esfriar o sangue. Essas ações encontram expressão em capacidade de tratar uma ampla variedade de distúrbio ginecológicos e dermatológicos decorrentes de estase de sangue ou de calor no sangue.

No que se refere à ginecologia, a menstruação normal depende vários fatores, incluindo a circuito livre do sangue. A falha na circulação de sangue e a estase resultante podem decorrer de uma variedade de causas que incluem estagnação ou deficiência do qi, lesão traumática, hemorragia, invasão ou frio ou de calor, doenças crônicas ou fatores emocionais, podendo causar diferentes distúrbios da menstruação.

Entre esses distúrbios estão a dismenorreia e hemorragia uterina, caracterizada por dor fixa intensa e a exoneração de sangue escuro e coagulado, e amenorreia acompanhada por distensão e dor, língua arroxeada e pulso áspero. Ao contrário, se houver penetração de calor no nível do sangue, normalmente decorrente de calor gerado no interior do Fígado do Coração, ou por consumo excessivo de alimentos quentes, então poderão surgir duas condições principais: (1) o movimento do sangue pode se tornar impetuoso e ultrapassar seus limites, provocando a hemorragia uterina profusa ou, menos comumente, (2) o calor pode desidratar o sangue e, assim causar amenorreia. No dois casos, haverá sinais de calor, como língua vermelha e seca pulso rápido. De fato, as propriedades de xuehai (BA-10) de esfriar o sangue e revigorá-lo acompanham sua capacidade de tratar hemorragia uterina.

O calor no sangue é padrão mais comum de hemorragia uterina, porém além esfriar o sangue o tratamento de deve dispersar a estase, já que qualquer hemorragia patológica pode causar acúmulo e estagnação do sangue extravasado. Isso é expresso no ditado na medicina chinesa: " onde há hemorragia há estase". A íntima inter-relação entre calor no sangue e estase de sangue também é corroborada pelo fato de que o calor pode condensar o sangue e secá-lo, dando a origem à estase, conforme citado no Treatise on Epidemic Warm Febrile Disease: Como o fogo latente estagnado evapora o líquido do sangue, o sangue ferve lentamente e forma estase".

No que se refere à dermatologia, a desarmonia de sangue costuma desempenhar um papel central. Os principais padrões dermatológicos tratados por Xuehai ( BA-10) são: calor no nível do sangue caracterizado por lesões vermelhas e estase de sangue caracterizadas por lesões arroxeadas. Xuehai (BA-10) também pode ser usado para tratar deficiência e estase concomitantes de sangue observadas, por exemplo, em casos de eczema com espessamento da pele (liquenificação) ou quadros de neuralgia pós-herpética. Xuehai (BA-10) também pode ser usado para tratar manifestações de vento em doenças cutâneas, sendo a mais importante o prurido intolerável. Isso ilustra o ditado da medicina chinesa: "para tratar vento, primeiro tratar o sangue; assim que o sangue se mover, o vento se dispersará". Desse modo, Song of The Primary Points of The Fourteen Channels diz: Xuehai (BA-10) pode tratar todas as doen

Nenhum comentário:

Postar um comentário