sábado, 3 de novembro de 2012

Arranjo interno e externo

Os magníficos efeitos da Physalis



17022012131305physalis.jpgeu  uso a embalagem da Physalis como arranjo. Os benefícios da Physalis
Essa estrela da Amazônia é fonte de vitaminas A e C, além de ser rica também em fósforo, ferro, carotenoides e flavonoides. Ela começou a aparecer nas feiras e quitandas brasileiras há bem pouco tempo. E muita gente a observou com curiosidade e se perguntou: que frutinha amarela é essa, com formato de acerola, mas que vem embrulhada nas próprias folhas?

É a physalis (fisális), uma delícia, azedinha, típica da região amazônica. Atualmente, a Colômbia é o maior produtor e exportador da fruta - e é de lá que vem a maior parte da physalis vendida por aqui. No Brasil, até de 2007, o cultivo era bem restrito e voltado a pesquisas. Mas desde 2008, a fruta começou a ser cultivada pra valer no país. É por isso que, agora, ela é vista o ano todo por aí.

Ainda bem, já que a physalis é fonte de vitaminas A e C, além de ser rica também em fósforo, ferro, carotenoides e flavonoides (estes últimos, poderosos aliados contra o envelhecimento).

"A physalis contém inúmeras substâncias medicinais e seu fruto, extremamente saboroso, tem grande valor nutritivo e terapêutico", explica a técnica agrônoma Janaína Muniz, que virou especialista na planta durante seu mestrado em Produção Vegetal na Universidade Estadual de Santa Catarina (Udesc).

Uma dessas substâncias, a fisalina, já provou ser 30 vezes mais potente do que os anti-inflamatórios hoje conhecidos. A descoberta, feita na Fundação Oswaldo Cruz de Salvador, foi publicada no European Journal of Pharmacology. Dá para aproveitar tudo isso que a physalis tem de bom consumindo a fruta in natura, em recheios de bombons, em geleias e sucos (veja receita abaixo).

Dá também para usá-la na decoração de bolos e tortas, no lugar das cerejas. E que tal ter essa beleza no jardim, com todos os benefícios bem ao alcance da mão? Segundo Janaína Muniz, o cultivo é simples - dá para plantá-la até em um vaso. E a planta se adapta bem a diversas condições de solo e clima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário