sábado, 3 de novembro de 2012

AGUA HIDROLATO DE ROSAS x GERÃNIO

A Respiração e o Aroma

USE DIARIAMENTE





210920121828585350595-681x1026-mod.jpg Ao longo da vida, cada respiração faz com que o ar passe pelo olfato
A respiração é formada por pares: inspiração e expiração. Ao nascer inspiramos pela primeira vez e ao morrermos expiramos pela última vez. Ao longo da vida, cada respiração faz com que o ar passe pelo olfato.

A inspiração, que promove a entrada de ar nos pulmões, dá-se pela contração da musculatura do diafragma e dos músculos intercostais. O diafragma abaixa e as costelas elevam-se, promovendo o aumento da caixa torácica, com consequente redução da pressão interna (em relação à externa), forçando o ar a entrar nos pulmões.

As moléculas aromáticas flutuam até a câmara olfatória situada na parte mais alta do nariz, atrás da região entre as duas sobrancelhas; entram em contato com os receptores presentes no epitélio olfatório, que conduzem essas informações até o cérebro, até o sistema límbico (tálamo e hipotálamo) onde estão os sentimentos, as memórias, as emoções e as reações aprendidas e arquivadas.

Quando as mensagens aromáticas atingem o sistema límbico, são processadas instantânea e intuitivamente. Por isso os aromas têm grande efeito, pois agem nos centros cerebrais, provocando reações emocionais ou físicas.

De uma forma sutil, afetam os sentimentos relaxando ou revigorando, excitando ou ajudando a afastar o stress.

Nenhum comentário:

Postar um comentário