sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

FONTES DE ENERGIA ALTERNATIVA

por: Colunista Portal - Dia A Dia E Estética
O petróleo está com os dias contados
O petróleo está com os dias contados
O petróleo é um dos recursos minerais mais importantes do mundo e que está com os dias contados. Mesmo não sendo a única fonte de energia, os países estão muito preocupados pelo fato deste mineral manter o desenvolvimento econômico dos países e de oferecer qualidade de vida para as pessoas. Diante desta limitação, que foram estudadas e criadas às fontes de energia alternativas tais como:

Óleos Vegetais e Álcool:

O Álcool pode ser retirado de vários vegetais, entre eles o eucalipto, cana, mandioca, batata entre outros. E pode ser utilizados de várias formas, mas possui um grande destaque como combustível. Começou a ser utilizado em automóveis a partir da década de 1970. O interessante é que esta fonte de energia é uma tecnologia inteiramente brasileira.

Hoje somente a Rússia e o Brasil utilizam o álcool como combustível. No Brasil é extraído pela cana o etanol, enquanto na Rússia é extraído do eucalipto o metanol. Outras fontes de energias podem ter um futuro promissor como as oriundas do álcool, como é o caso de óleos que são extraídos de vegetais, tais como a soja, algodão, dendê, mamona, amendoim, girassol, entre outros.

A ampliação destas tecnologias tem sido colocada de lado nos últimos anos pela falta de investimentos, um dos motivos é que o óleo vegetal é mais calorífero que o álcool, podendo ser um substituto para o diesel, querosene e a gasolina, que são combustíveis de fontes limitadas. Ainda é uma questão de tempo para que esta fonte de energia seja utilizada por todo o mundo.

Energia Solar e Hidrogênio:

O sol incide uma quantidade muito significativa de vigor na terra, através disso que estudos revelaram que é possível produzir energia através dos raios solares, em muita quantidade se comparada a todas as termoelétricas e hidrelétricas do mundo. O grande problema em questão é que os cientistas ainda não sabem como armazenar e canalizar esta energia. O governo alemão, por exemplo, está designando incentivos para as residências que instalam coletores solares.

Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário