domingo, 27 de outubro de 2013

CUIDE-SE

Erros na dieta podem aumentar o risco de câncer de estômago

Alimentação rica em açúcar e produtos em conserva potencializa chances da doença

Por Especialista - publicado em 22/10/2013

O câncer gástrico tem sido associado a fatores dietéticos há muito tempo. As evidências científicas mostram que o consumo de frutas frescas e vegetais reduz a incidência de câncer de estômago. Tal fato pode estar relacionado com a presença de vitaminas C, E, caroteno e flavonoides nestes alimentos. Na contra mão desse benefício, a ingestão de carnes e vegetais em conserva ou "defumados" está relacionada com a incidência de câncer gástrico. É possível que fatores como nitratos e nitritos nestes alimentos sejam responsáveis por esse aumento.
Com o advento dos refrigeradores, caiu o consumo de vegetais e carnes em conserva no ocidente, havendo também uma queda significativa na incidência de câncer gástrico. Ainda como fator que aumenta a incidência, o consumo de sal de cozinha em doses elevadas eleva o risco de gastrite atrófica e colonização de H.Pylori no estômago, estando isso relacionado com o risco de câncer gástrico. As dietas ricas em carboidratos são relacionadas com um aumento de 1,5 a 1,9 vezes no risco de câncer no estômago. Assim, a dieta recomendada para evitar câncer gástrico é de:
  • Alimentos frescos ou refrigerados, mas nunca em conserva
  • Pouquíssimo sal de cozinha na alimentação
  • Comer frutas, verduras e legumes diariamente
  • Limitar a ingestão de carboidratos especialmente açúcar livre
  • Evitar doces com açúcar d farinha branca presente nas massas, biscoito, pães e etc
  • Limitar a ingestão de chocolate com leite e açúcar.
Sabe-se que a ingestão de açúcar em excesso causa, além da diabetes e doenças cardiovasculares, o câncer de estômago. Por isso, ao evitar o consumo de carboidratos simples e doces indiscriminadamente, você esta evitando não só um tumor gástrico como diversos outros problemas. O mesmo vale para uma alimentação rica em carne em conserva e pobre em verduras e vegetais. Dessa forma, a dieta equilibrada contribui não só para diminuir o risco de câncer gástrico, como também para melhorar a saúde como um todo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário