domingo, 12 de agosto de 2012

movimento sempre

"A MELHOR IDADE DO CÉREBRO"

Categorias: Meditação, Vida e Saúde,
"A MELHOR IDADE DO CÉREBRO" O cérebro é a parte mais importante do nosso corpo e não o exercitar é um convite à preguiça e à perdas significativas.
Fitness Mental é treinar o cérebro para o manter com bom desempenho e fortalecer as suas capacidades, como a memória, em qualquer fase da vida.
Segundo Okamoto, o cérebro atinge seu máximo desempenho na fase de 40 a 60 anos.
Algumas atividades atingem seu ápice nessa fase. Existem perdas, mas são suprimidas pelo cérebro, que tem uma boa reserva funcional e se mantém produtivo.
Para Okamoto, "como qualquer órgão do corpo, o cérebro também envelhece". O principal sintoma do envelhecimento não é a perder a memória, mas uma diminuição na velocidade no processamento de informações.
A inteligência é construída ao longo da vida. Fizeram pesquisa com o cérebro do físico Albert Einstein. O cérebro dele tinha o mesmo peso de qualquer outro cérebro, mas muito mais conexões entre os neurônios. Pode se concluir que a inteligência provém do número de conexões existentes. Quando mais usamos nossos cérebros mais conexões são adquiridas ao longo da vida e, portanto, nos tornamos mais inteligentes quanto mais envelhecemos.
Atualmente devido ao estresse, produzimos cortisol em quantidade elevada. como esse hormônio é liberado em grande quantidade, provocando a morte das células cerebrais.
O cortisol inibe a ação de neurotransmissores importantes, entre eles, a acetilcolina, importante neurotransmissor da memória. Quando meditamos equilibramos quimicamente o funcionamento do nosso cérebro.
Além de meditarmos diariamente, precisamos ter uma boa alimentação e respirar corretamente pelo diafragma.
Para mantermos nossos neurônios saudáveis precisamos exercitá-los a todo o momento e usá-los sempre, pois tudo que não é usado acaba atrofiando.
Aprender uma atividade nova a cada dia, de preferência assuntos que fujam da nossa área de conhecimento, é uma atividade essencial. Ler um texto sobre assuntos diferentes do que temos o hábito de ler, fazer uma receita nova ou mudar o caminho que fazemos sempre de volta para a casa.
Com essa pratica de inovações constantes, nossa capacidade de aprendizagem irá melhorar e quanto mais exercitarmos mais conexões neurais serão formadas.
Tenho aconselhado meus clientes a sempre malhar o corpo físico, mas também mostro a eles a importância de malharmos o nosso cérebro. É tão importante ter um corpo saudável quanto ter um cérebro saudável.
Devemos exigir cada vez mais do nosso cérebro buscando novos conhecimentos.
Que tal iniciarmos uma nova faculdade??
Lembre-se de que o cérebro de Einstein era idêntico ao nosso porém ele desenvolveu mais conexões.
As pesquisas atuais mostram que os neurônios se renovam, precisamos realmente agir como as pessoas jovens, ter muitos
objetivos em mente e continuarmos progredindo intelectualmente.
Não podemos parar nunca!
Nao devemos chegar em casa, atirar-se para o sofá, frente à televisão e colocar o cérebro num modo passivo, em que todas as faculdades mentais estagnam, incluindo a memória, o pensamento e a razão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário