segunda-feira, 14 de abril de 2014



ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL, RESPONSABILIDADE DE TODOS

Adotar uma alimentação simples e saudável com alimentos selecionados e sempre que possível orgânicos, podem contribuir para melhorar a saúde física e mental reduzindo os riscos de doenças.
Comer com prazer, apreciando a apresentação dos alimentos no prato, aprender a sentir o aroma de cada um deles, compor a elaboração de suas qualidades e saborear seus nutrientes com prazer e respeito, é o dever de cada um de nós.
Quando nos propomos a entender um pouco mais de nutrição, estamos na realidade, dando os primeiros passos para levar até nossa casa, comunidade e em especial inserir numa alimentação diária, as substâncias que ajudam a prevenir ou reduzir doenças, como obesidade, diabetes, hipertensão arterial, câncer, colesterol e triglicérides elevadas. Para isso, devemos fazer ingesta das substâncias encontradas em verduras, frutas, cereais, peixes de água fria, leites e outros.
FUNÇÕES DOS ALIMENTOS
Os alimentos possuem substâncias sólidas ou líquidas que ao chegarem ao trato digestório, serão aproveitadas na manutenção e formação dos tecidos do corpo, regulando todos os processos corporais(homeostase) como o calor que serve para manter a vida.
Grupos de Alimentos
Alguns contém mais proteínas; outros, mais carboidratos ou mais gorduras, mais vitaminas e minerais, todos esses componentes, são fontes desses nutriente que irá desempenhar uma determinada função no organismo.
ELABORAR UM CARDÁPIO
Para planejar uma alimentação equilibrada, vale compor um cardápio diário com nutrientes que o organismo necessita, aprendendo a criar e compor seus pratos, aproveitando os alimentos integralmente, inclusive os talos, as folhas e as cascas.
O ideal é comprar verduras, legumes e frutas da época. Essa é a maneira de economizar, garantindo a qualidade dessa alimentação simples e balanceada onde deve aparecer proteínas, carboidratos, vitaminas, minerais e água.
ALIMENTOS FUNCIONAIS
Eles fornecem nutrientes e atuam sobre a saúde das pessoas, prevenindo doenças degenerativas.
Alho- a alicia, se transforma em Alicina (após ser esmagado ou triturado), essa substância é responsável pela prevenção de alguns tipos de câncer, como o de Pulmão, Estômago e Fígado.,
Verduras e folhas, em geral, sementes, cascas e talos de hortaliças- ricos em fibras insolúveis, auxiliam no bom funcionamento do intestino grosso, reduzindo a incidência de câncer de pâncreas, cólon, reto, mama e útero.
Cereais- os integrais (não refinados), são ricos em fibras, carotenoides, tocoferóis e tocoferóis, selênio e fenóis. São componentes que têm a capacidade de reduzir o colesterol sanguíneo e diminuir o risco de se desenvolver o câncer nos órgãos do sistema digestório, principalmente de estômago, cólon e reto
A lista é abrangente e o interesse em conhecê-los cabe a cada um de nós.
A possibilidade de adquirir mais conhecimentos também deve existir para que o estímulo enviado, regularize e reordene no organismo as energias harmonizadas.
Venha a fazer parte dessa mudança de hábitos. Ordene suas frequências e obtenha bons resultados, prevenindo e evitando doenças degenerativas.
                                                
                                                                                                                Beatriz Mó
                                                                                                                Acupuntura/MTC
                                                                                                                Dieta terapia, seguindo pH do
                                                                                                               Sangue,
                                                                                                               Estética em geral

Nenhum comentário:

Postar um comentário