sexta-feira, 26 de abril de 2013

VISÃO x FRAUDE

Optometria: A anatomia dos projetores de imagem

por: Colunista Portal                
 
Os projetores de cinema são basicamente semelhantes aos projetores de slides
Os projetores de cinema são basicamente semelhantes aos projetores de slides
Os instrumentos de projeção tem três elementos básicos: o sistema óptico, composto, em geral, por um conjunto de lentes; o objeto a ser projetado; e a tela ou anteparo, onde a imagem do objeto é projetada.

O elemento mais importante é o conjunto de lentes, equivalente a uma única lente convergente que conjuga um objeto real com uma imagem real. Em geral, esse conjunto pode deslocar-se ligeiramente parta focalizar a imagem sobre a tela.

O segundo elemento é o próprio objeto a ser projetado. Não é possível projetar, numa tela plana, bidimensional, um objeto tridimensional. É preciso transformá-lo também num objeto plano: fotografia, slide, transparência ou filme. Além disso, é preciso iluminá-lo intensamente, principalmente quando a ampliação da imagem é muito grande. Os sistemas de iluminação também dispõem, em geral, de sistemas ópticos como espelhos refletores e lentes especiais, como as lentes de Fresnel usadas nos retroprojetores. Como toda fonte de luz é também fonte de calor, é preciso ainda acoplar um sistema de ventilação ao de iluminação, caso contrário o objeto se queima.

Quanto à tela, há materiais e formatos tecnologicamente mais adequados para refletir melhor a luz da imagem projetada, embora qualquer parede razoavelmente branca e lisa satisfaça os menos exigentes.

Dentre os inúmeros tipos e modelos de projetores, as figuras a seguir mostram: um projetor de slides e um projetor.

Os projetores de cinema são basicamente semelhantes aos projetores de slides, acrescidos do sistema de movimentação.


Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário