quarta-feira, 20 de novembro de 2013

NUNCA SE AUTO MEDICAR


Pílulas naturais para emagrecer: entenda como elas agem e conheça os riscos

Pílula do pãozinho, spirulina e pholia magra estão entre os fitoterápicos mais buscados para a perda de peso


A ideia de conseguir emagrecer sem precisar fazer uma dieta equilibrada e a proibição da venda de alguns remédios para o emagrecimento faz com que muita gente recorra ao universo das pílulas naturais vendidas nas farmácias e em lojas especializadas. Porém, é preciso tomar cuidado ao ingerir estes fitoterápicos. Algumas delas podem causar o aborto, hemorragia, úlcera, distensão abdominal, entre outros problemas quando utilizadas sem a orientação de um profissional da área da saúde.

Vale ressaltar que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) controla a produção, a liberação para consumo (todos os produtos devem ter registro) e acompanha a comercialização dos medicamentos fitoterápicos, podendo retirá-los do mercado caso seu consumo apresente risco para a população.

Selecionamos as principais pílulas e explicamos como elas ajudam no emagrecimento. Confira os benefícios e riscos da mucuna pruriens, pinnothin, spirulina, pílula do pãozinho, pholia negra, pholia magra, alga-marrom e feno-grego.  
de 8
Pílula do pãozinho diminui a absorção de carboidrato - Foto: Getty Images

Cápsulas anticarboidrato ou pílula do pãozinho

A pílula do pãozinho é uma combinação de algas marrons, Ascophylium nodosum e Fucus vesiculosus. Elas agem reduzindo a absorção de carboidrato e também o apetite, pois o contato com a água resulta na formação de uma espécie de gel no estômago fazendo com que a pessoa sinta-se satisfeita.

Esta cápsula deve ser evitada por pacientes com doenças intestinais e quem possui hipertireoidismo precisa ter o consumo monitorado, pois o Fucus é um estimulante da tireoide. Ao ser ingerida sem a orientação de um profissional da área da saúde, a pílula pode causar dor e distensão abdominal, náuseas, vômitos, astenia e sede excessiva.

Quando ingerida sem a orientação correta de um profissional da área da saúde, o fitoterápico pode causar dor e distensão abdominal, náuseas, vômitos, astenia e sede excessiva.  
Não existem provas de que a mucuna pruriens ajuda a emagrecer - Foto: Getty Images

Mucuna Pruriens

A mucuna pruriens é uma leguminosa originária da Índia e das Antilhas. Apesar de ser utilizada para a perda de peso, não existem provas científicas de que ela ajude no emagrecimento. "Esta indicação se atribui ao fato de que ela seria termogênica, isto significa que aumenta o gasto energético, e também contribuiria para o crescimento da massa magra do corpo", explica a nutricionista e fitoterapeuta Maria Angélica Fiut, membro do Conselho Diretor da Associação Brasileira de Fitoterapia (ABFIT).

Existem indicações científicas de que esta leguminosa contribui no tratamento e prevenção da Doença de Parkinson. Isto porque ela possui altas quantidade de L-Dopa , um neurotransmissor em potencial que melhora os sintomas da doença ao ser convertida em dopamina no cérebro. Isto é interessante porque o Parkinson ocorre devido à falta de dopamina, que deixa de ser produzida porque células nervosas responsáveis por sua elaboração são destruídas. Outros estudos ainda com animais indicam que a mucuna contribui para o controle da glicose no sangue e do colesterol.

A planta não deve ser ingerida durante a gravidez. "Ela pode causar defeitos de nascimento e possui atividade estimulante uterina, o que pode favorecer a perda do bebê. Também evite o uso em casos de problemas cardiovasculares, pois há risco de baixa pressão sanguínea, úlcera gastroduodenal, possibilidade de hemorragia e câncer de pele", diz Fiut.

O uso da mucuna sem a orientação de um profissional da área de saúde é perigoso. Isto porque a planta atua diretamente no sistema nervoso central e pode levar a problemas como insônia e náuseas.
O pinho coreano pode ajudar no emagrecimento - Foto: Getty Images

Pinnothin (pinho coreano)

O pinnothin ou pinho coreano é uma árvore originaria da Ásia. Há poucos estudos sobre esta espécie. Acredita-se que ela pode ajudar no emagrecimento porque inibe o apetite por meio da estimulação e liberação de dois hormônios intestinais: a colecistoquinina e o péptido análogo ou glucagon. "Ele enviam um sinal de saciedade ao cérebro, induzindo a diminuição do desejo de comer", conta Fiut.

Não há efeitos colaterais conhecidos para esta planta. Seu uso deve ser feito sob a orientação de um profissional da área da saúde, isto porque como existem poucas pesquisas sobre o fitoterápico seus riscos podem ser grandes, mas ainda não conhecidos.
A spirulina é rica em proteínas - Foto: Getty Images

Spirulina

A spirulina é normalmente chamada de alga, mas na realidade é uma cianobactéria, que realiza a fotossíntese como as plantas. "Ela já tem algum uso e reconhecimento para o tratamento de obesidade. A spirulina é rica em aminoácidos livres, incluindo a fenilalanina, que atuam no centro da fome no hipotálamo", afirma o clínico geral e fitoterapeuta Alexandros Botsaris, presidente do Conselho Diretor da ABFIT. Assim, este fitoterápico proporciona saciedade.

A pílula também é interessante por ser rica em proteínas, importante para a reparação de tecidos, ferro, que atua no transporte de oxigênio no organismo e previne problemas como anemia, dor de cabeça e cansaço. Também carrega cálcio, importante para a manutenção de ossos, dentes e unhas e tem ação antioxidante.

Pessoas com doenças intestinais devem tomar cuidado com o consumo da spirulina. Quando ingerida sem a orientação correta de um profissional da área da saúde, o fitoterápico pode causar dor e distensão abdominal, náuseas, vômitos, astenia e sede excessiva.
A alga marrom estimula o metabolismo  - Foto: Getty Images

Ascophyllum nodosum (alga marrom)

A alga marrom está entre os fitoterápicos que podem auxilar na perda de peso. "Ela possui aminoácidos iodados que agem de forma semelhante ao hormônio tireoidiano, que estimula o metabolismo", explica Botsaris. Além disso, a alga proporciona saciedade porque aumenta o bolo intestinal. O fitoterápico ainda conta com polissacarídeos chamados alginatos que ajudam a reduzir a glicose e o colesterol no sangue.

Assim como a spirulina, pessoas com doenças intestinais devem ficar atentas para o consumo da alga marrom. Ingerir o fitoterápico sem a orientação médica pode levar a náuseas, vômitos, astenia, sede excessiva, dor e distensão abdominal.
A pholia negra possui metilxantinas que podem ajudar no emagrecimento - Foto: Getty Images

Pholia Negra

A pholia negra é um extrato de erva-mate. Acredita-se que ela pode ajudar no emagrecimento por conter metilxantinas que proporcionam um efeito termogênico, isto significa que aceleram o metabolismo e aumentam o gasto calórico em repouso. "A ação conjunta da cafeína, teobromina e saponinas presentes no fitoterápico proporcionam a redução das leptinas circulantes, levando a melhora da resposta do cérebro à saciedade", diz Fiut.

As saponinas ainda são importantes por auxiliarem na liberação de sucos digestivos, principalmente a bile, por isso, podem facilitar a digestão de alimentos. As metilxantinas também podem ter ação diurética, contribuindo para a eliminação de toxinas.

Testes experimentais realizados com ratos pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo concluiu que a o fitoterápico ajudou na redução da massa corporal dos animais.

O consumo sem a orientação de um profissional da área da saúde pode ser arriscado. "Por ser rica em cafeína, a pholia negra pode ter vários efeitos colaterais como palpitações, gastrite e insônia", afirma Botsaris. Ela ainda pode causar insônia, descompensar a pressão arterial e taquicardia. A pholia negra não deve ser utilizada no período da noite em função das alterações no sono e pacientes hipertensos precisam evitá-la.
A pholia magra é rica em cafeína - Foto Getty Images

Pholia Magra

A pholia magra é um extrato da planta Cordia ecalyculata (chá-de -bugre). Ainda há poucos estudos sobre o seu uso para o emagrecimento. "Sabemos que todas bebidas ricas em cafeína, como é o caso deste fitoterápico, aumentam o metabolismo, e por isso podem ajudar um pouco a perda de peso", observa Botsaris.

A cafeína presente na pholia magra também pode ajudar a reduzir a celulite por estimular a circulação. Porém, há o risco deste mesmo composto trazer problemas quando ingerido sem a orientação de um profissional de saúde. "Por sua atividade sobre a pressão arterial, ela pode descompensar o paciente, principalmente se estiver fazendo uso de algum medicamento anti-hipertensivo", afirma Fiut. O consumo da pholia magra deve ser evitado durante a gravidez, amamentação e por pessoas com diabetes e hipertensão.
O feno-grego possui propriedades laxativas e digestivas - Foto: Getty Images

Pílulas de Feno-grego

Estas pílulas contam com propriedades que atribuem funções laxativas e digestivas. O consumo sem a orientação de um profissional da área da saúde pode descompensar as taxas de glicose do sangue. O fitoterápico não deve ser ingerido por gestantes, lactantes e pessoas com diabetes.

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Falamos na mesma linguagem


CORRETTA

Tutte le sostanze alimentari IMPROPRIE al nostro metabolismo ( carni e derivati – latte e derivati – zucchero ,farina, riso ed altri prodotti raffinati, prodotti industrializzati , ecc.) NON VENGONO DIGERITE ed eliminate e si trasformano in uma massa secca, collosa, pastosa totalmente inadatta ad affrontare um transito elaborato e complesso nell´intestino umano che ha uma superfície villosa di 20 metri quadri ed uma lunghezza di 15-18 metri.Questa vera e propria “ spazzatura “ si deposita sulle pareti intestinali e diviene um muco indurito che misto ad antiche incrostazioni fecali, ospita colonie batteriche pervertite ed anaerobiche che trovano facile accesso al sangue, alla linfa ed altri liquidi corporali generando uma TOSSIEMIA INTESTINALE e, come conseguenza,un aumento dei globuli bianchi ed alcalinitá del sangue e delle urine.. La maggior parte delle “ malattie “ ha come eziologia uma costipazione, e se si vuol guarire, bisogna innanzitutto ripulire l´apparato gastro-intestinale mantenendolo libero da rifiuti, muco e tossine. Mediamente una persona adulta ha più di 4-5 chili di feci non eliminate ( accumulatesi fin dall´infanzia ) che avvelenano il sangue ed il corpo intero.
Il corpo umano NON ASSIMILA UM SINGOLO ATOMO di alcuna sostanza alimentare che non sia derivata direttamente da FRUTTI e VERDURE costituiti da elementi che sono superiori a quelli di qualsiasi altro cibo, sia per qualità che per quantità, e producono ENERGIA VITALE per le nostre CELLULE.
Ogni cura deve quindi assolutamente iniziare con qualche giorno di digiuno dopodiché
è consigliabile ridurre l’abituale quantità di cibo ed eliminare GRADUALMENTE gli alimenti impropri per poi mangiare solo cibi SANI e cioé FRUTTI e VERDURE CRUDI ..
Per ripulire l’organismo di una persona adulta occorrono da uno a tre anni, tra digiuni e dieta a base di alimenti sani.
FONTE de alimentação correta de todas as substâncias alimentares impróprias para o nosso metabolismo (carne e produtos lácteos-leite e produtos lácteos, açúcar, farinha, arroz e outros produtos refinados, produtos industriais, etc.) Não são DIGERIDO e eliminado e se transformar em uma massa seca, pegajosa, pastosa totalmente incapaz de rosto hum elaborada e complexa em trânsito se o humano intestino que uma superfície villosa de 20 metros quadrados e um comprimento de 15 a 18 metros.Este verdadeiro "lixo" instala-se nas paredes intestinais e se torna um muco endurecido que misturado com antigos depósitos fecais, perverteu e colônias bacterianas anaeróbias encontram fácil acesso para o sangue, linfa e outros fluidos corporais, causando TOXEMIA INTESTINAL e uma, como conseqüência, um aumento de glóbulos brancos e carbonato de dureza de sangue e urina... A maioria das "doenças" como constipação de uma etiologia, e se você quiser curar, você tem que primeiro limpar o tracto gastro-intestinal se mantendo-o livre de resíduos, muco e toxinas. Em média, um adulto tem mais de 4-5 quilos de fezes não é eliminada (acumulado desde o acordo de infância) que estão envenenando o sangue e o corpo inteiro.
O ser humano não pode ASSIMILAR um único átomo de qualquer substância alimentar não é diretamente derivado de frutas e vegetais, constituído por elementos que são maiores que os de qualquer outro alimento, para a qualidade e quantidade, do corpo e produzir energia para nossas células.
Todos os cuidados, portanto, devem começar com alguns dias de jejum e, em seguida, é aconselhável reduzir a quantidade habitual de alimentos e eliminar alimentos inadequados e comer alimentos apenas saudáveis, ou seja, não COZIDAS frutas e legumes...
Para purificar o corpo de um adulto leva de um a três anos, entre jejum e dieta de alimentos saudáveis. (Traduzido por Bing)

visita il mio blog : www.medicinanaturalenaturopatia.blogspot.com
Saúde/Medicina