domingo, 27 de outubro de 2013

o canal de TV Bem Simples

Tags:

A fada do dente realmente existe

Olá mamães,
Recebemos essa matéria do nosso parceiro CCB, através do responsável pala empresa aqui no estado, Dr. Gustavo Oliveira. E ficamos muito felizes com as notícias. Aliás toda evolução na ciência sempre é muito bem recebida por todos, principalmente quando elas vem para o nosso benefício.
Sei que o tema ainda é um pouco polêmico, e que algumas mães nem sabem direito para que fazer a coleta de células tronco do cordão umbilical de seus bebês. Também sei que muitas mamães se arrependem de não ter realizado o procedimento. agora mais uma janela de possibilidades sobre o assunto se abre.
O Rio Grande do Norte recebe serviço pioneiro no Brasil e será possível realizar a coleta das células tronco da Polpa do Dente.
dr. gustavo
Vantagens do armazenamento das células-tronco da polpa do dente de leite
Dentre as várias fontes de células-tronco, a polpa do dente destaca-se pelo fato de fornecer células-tronco mesenquimais multipotentes e imunocompatíveis, isto é: elas podem servir não só ao doador, mas também a toda sua família.
A obtenção da polpa do dente de leite é um processo não invasivo e que pode ser feita naturalmente durante o período de troca dos dentes da criança, entre os 5 e 12 anos. Essas células-tronco são células jovens e de excelente qualidade e quantidade, portanto ideais para um futuro tratamento de doenças degenerativas.
Por que células-tronco da polpa do dente de leite são tão especiais?
A polpa do dente é uma pequena massa de tecido vivo, composta de vasos sanguíneos, nervos e células-tronco. Essas células são denominadas células-tronco mesenquimais multipotentes, o que significa que elas têm a capacidade de se transformar em uma ampla variedade de tipos de células, incluindo:
• Miócitos: reparação do tecido muscular
• Cardiomiócitos: reparação do tecido cardíaco
• Neurônios e células da glia: reparação do tecido nervoso
• Osteócitos: reparação de ossos
• Condroblastos: reparação de cartilagem
• Células epiteliais: reparação da pele e da superfície ocular
Como é feito o armazenamento da polpa do dente e também das células-tronco obtidas da polpa do dente?
Da mesma forma como acontece com o armazenamento das células-tronco do sangue e do tecido do cordão umbilical, o CCB mais uma vez está à frente das pesquisas e das tecnologias desenvolvidas para a produção e armazenamento de células-tronco encontradas na polpa do dente.
Primeiro e único banco a armazenar células-tronco da polpa do dente de leite no Brasil.
Ao ser extraído, o dente de leite deve ser colocado em um tubo próprio fornecido pelo CCB. Em nosso novo laboratório, montado especialmente para cultura de células (sala limpa nível N7), essa polpa será cultivada por profissionais especializados, com a finalidade de extrair e multiplicar as células-tronco mesenquimais multipotentes.
O armazenamento será feito em 5 tubos, sendo 4 com 100% de células-tronco mesenquimais multipotentes e um quinto tubo armazenará a polpa do dente para fornecer, no futuro, se necessário, mais células-tronco.
Esses 5 tubos serão armazenados em nitrogênio líquido, o que garante uma temperatura constante de -196 °C, fazendo com que as células-tronco neles armazenadas permaneçam em perfeitas condições de uso por tempo indeterminado.
Informações no CCB
Fone: 0800.770.1112
Dr. Gustavo Oliveira 
Clínica Obstare
84. 3231-1800
Leia... »

A importância da drenagem linfática na gestação

Olá mamães,
Começando a semana com muita saúde para vocês, meu parceiro academia HiFit com o seu setor HiFisio, vem se especializando cada vez mais em cuidar das gestantes, afinal a mulher tem de se cuidar sempre. O assunto de hoje é a drenagem linfática. E essa eu também posso falar, fiz durante toda a gestação das minhas duas filhas e no pós parta, e os benefícios foram imensos. Indico a todas.
A drenagem linfática é uma técnica criada na Europa por volta dos anos 30, e estimula os gânglios linfáticos, melhorando seu funcionamento e, consequentemente, a circulação sanguínea e escoamento dos líquidos retidos.
44999391_1
Durante o período gestacional ocorrem alterações que estimulam a reabsorção de sódio, que consequentemente gera uma retenção hídrica importante, levando a um aumento do volume sanguíneo de até 50%, além de provocar inchaços no corpo todo, principalmente em extremidades como mãos e pés. Devido a essas mudanças, as gestantes além de praticar atividades físicas, ingerir líquidos e manter uma dieta balanceada, com pouco sal, deve realizar a drenagem linfática para o bom funcionamento do sistema circulatório.
gestante
A partir de movimentos leves e lentos, elimina toxinas, diminui o tão temido inchaço e sensação de cansaço, melhora a circulação sanguínea, previne e combate a varizes e celulites, aumenta a imunidade do organismo, gera um bem-estar emocional, melhora a consciência corporal e aceitação das mudanças no organismo.
Por este motivo, é muito indicado realizar sessões de drenagem linfática durante a gravidez, que podem iniciar-se desde as primeiras semanas de gestação, em uma frequência de uma a duas vezes por semana, porém, não são todas as grávidas que podem fazer e não é autorizado em qualquer período da gestação. É essencial que você converse com seu obstetra e só tente o tratamento depois da autorização. Como qualquer procedimento de alta especificidade, deve sempre ser realizado por fisioterapeutas, pois estes são capazes de avaliar e monitorar mudanças estruturais e fisiológicas, sempre visando o bem-estar da gestante e do bebê. Além disso, um procedimento realizado de maneira incorreta pode ter efeitos colaterais indesejados, ocasionando até mesmo contrações precoces.
massagem-gravidez-drenagem
É importante ressaltar que a pressão das mãos do terapeuta é um elemento essencial para a massagem. Normalmente, terapeutas não qualificados e acostumados a massagear clientes que buscam resultados estéticos acham que a força emitida pelas mãos vai interferir no resultado alcançado, e isso para uma grávida pode ser perigo. Em hipótese alguma, a drenagem linfática deve ser feita com força, também vale lembrar que a área da barriga não deve ser massageada.
A drenagem linfática é também indicada no pós parto. Aproveite esse momento, que é só seu, para relaxar e voltar renovada para casa!
Qualquer dúvida converse com seu médico ou ligue na HiFiso.
HiFisio

NO BRASIL VIT D 0800

Cálcio: conheça a real importância, necessidade diária e fontes deste mineral

por: Hellen Cristina Theodora Maciel
Alimentos fonte de Cálcio
Alimentos fonte de Cálcio
O Cálcio é um mineral essencial para a construção e manutenção de ossos e dentes fortes. Você sabia que existe mais Cálcio no corpo de que qualquer outro mineral? A maioria deste mineral é encontrada nos ossos (98%), nos dentes (1%) e o restante circula no sangue e está presente em outros líquidos e em todas as células do corpo. Então, seus ossos não são as únicas partes de seu corpo que necessitam de Cálcio. Seu coração precisa dele para bater, seus músculos para contrair e relaxar, seu sangue para coagular e seus nervos para transmitir mensagens. Seu corpo não pode fabricar seu próprio Cálcio, e, se Você não ingere quantidade suficiente do mineral, com o tempo seu corpo o retira de seus ossos para manter-se em adequado funcionamento.

Então, previna-se, conscientize-se que, se dia a dia, ano após ano, o Cálcio que é retirado de seus ossos não for substituído através dos alimentos que Você consome, seus ossos irão se tornar fracos, e ossos fracos quebram-se facilmente. Durante toda nossa vida nossos ossos se degradam e se reconstroem constantemente, porém, quando envelhecemos, a degradação ocorre de forma mais acentuada que a reconstrução, por este motivo é que se torna tão necessária a ingestão diária recomendada deste mineral.

Todas as pessoas, independente da idade e estágio de vida, precisam de Cálcio conjuntamente com a Vitamina D e outros nutrientes. Na fase infantil, o Cálcio é importante para formar ossos fortes, para esses crescerem mais longos e largos, e para ajudar os dentes a se desenvolverem adequadamente. Já para os adolescentes, como estão em fase acelerada de crescimento, a ingestão de uma variedade de nutrientes é tão necessária, pois sem Cálcio suficiente, poderão até mesmo não conseguir atingir seu potencial de altura, pois o mesmo potencializa ainda mais a construção de ossos longos, largos e fortes, e mantêm os dentes saudáveis.

Para os adultos, após a idade aproximada de 25 anos, os ossos não crescem mais em extensão e largura, entretanto, o bom hábito de consumir alimentos ricos no mineral, proporcionará mais densidade aos mesmos. Na meia idade, os ossos começam a perder Cálcio lentamente, por isso a reposição através da alimentação se torna ainda mais necessária. Na gestação e amamentação, se a mulher não consome alimentos ricos em Cálcio, o corpo irá retirá-lo dos ossos da mãe para suprir a necessidade do bebê. Sendo assim, nessa fase é primordial a reposição adequada, pois o Cálcio além de construir os ossos e dentes do bebê, ainda precisam manter o depósito do mineral no corpo da mãe. Já para os idosos, o grande problema é a osteoporose.

Em resumo, Você percebeu que precisa deste mineral desde sua gestação e enquanto Você viver? Então, o que nos resta, é manter nosso corpo sempre bem suprido desse mineral, e a melhor parte de tudo isto, é que Você pode ter essa necessidade suprida apenas através dos alimentos adequados que Você ingere. Agindo assim, Você estará impedindo o desenvolvimento da tão temida osteoporose. Você sabe o que é Osteoporose?

Como o próprio nome diz, significa, “Ossos porosos”. Essa doença resulta em ossos fracos que correm o risco de se quebrar facilmente. Ela pode progredir silenciosamente até que, de repente, um osso se quebra. Muitas pessoas não se conscientizam que a perda óssea ocorre em um longo período de tempo e sem aviso. Em adição à idade e a não ingestão de Cálcio, outros fatores podem dificultar a absorção do mineral, entre os quais se destacam alguns medicamentos, fumo, consumo excessivo de álcool, cafeína, sal e proteínas. A alta ingestão de sal está associada com perda óssea, no entanto, este torna um bom motivo para Você reduzir a sua ingestão diária não é mesmo? A cafeína também, encontrada no café, chá, chimarrão e em alguns refrigerantes, também acelera a perda mineral dos ossos. Uma alimentação rica em proteínas também contribui para potencializar a perda de Cálcio através da urina, com consequente perda óssea, portanto seja cauteloso com a quantidade de consumo desses alimentos.

Hipocalcemia é o termo médico utilizado para nomear a quantidade insuficiente de cálcio no sangue. Segundo o Dr. Oz, Professor de cirurgia da Universidade de Columbia e dirigente do Instituto Vascular e Programa de Medicina Complementar de NY, aqueles que são hipocalcêmicos experimentam sensações de formigamento, dormência e espasmos musculares. E em outras situações, os desequilíbrios hormonais são os que impossibilitam o corpo de regular o nível de cálcio no organismo. Ainda segundo ele, por causa da conexão entre o cálcio e a saúde dos ossos, uma variedade de alimentos enriquecidos com cálcio, bebidas e suplementos vieram no mercado para compensar eventuais déficits em nossas dietas existentes. Enquanto para alguns isso pode ser útil, para outros pode se tornar uma overdose de cálcio. No entanto, o equilíbrio continua sendo a opção mais sensata. Em caso de dúvidas, consulte um profissional habilitado e ele irá te orientar quanto à necessidade ou não de suplementação adicional.

A vitamina D é quem ajuda o organismo a absorver ao máximo o cálcio, e esse, por sua vez, ajuda a vitamina K com a função de coagulação do sangue, nas funções de regulação da pressão sanguínea e pode ser útil também na redução da hipertensão moderada, funções de muitas reações das enzimas dentro e fora das células, funções de condução de impulsos nervosos, na secreção hormonal, e na contração do coração. Além disso, ele interage com zinco, magnésio, vitaminas D e K, ajudando a limitar a absorção de chumbo pelo organismo. Presenteie seu organismo com um bônus extra, uma pequena exposição de 10 a 15 minutos ao sol pela manhã, auxilia na absorção do cálcio, além de fazer sua real idade parecer pelo menos 1,7 anos mais jovem.

Uma alimentação saudável e variada é o necessário para conseguir o máximo de absorção do cálcio, cerca de 30% de todo o cálcio que ingerimos consegue ser absorvido pelo corpo. Por isso o ideal é que tenhamos uma dieta saudável com equilíbrio de alimentos de todos os tipos, sem faltas nem excessos. Os alimentos que são maiores fontes de cálcio são os derivados do leite, como queijo, o próprio leite e iogurtes, no entanto, aqueles que sofrem de alergia ao leite ou intolerância à lactose, podem ficar tranquilos, pois existem também outras fontes alimentares riquíssimas deste nutriente. O nutrólogo Roberto Navarro, da Associação Brasileira de Nutrologia, lista 10 alimentos fonte de cálcio que não contém leite. São eles: Tofu, Brócolis, Sardinha, Espinafre, Gergelim, Soja, Linhaça, Grão-de-bico, Aveia e Chia, fontes essas que não possuem apenas o cálcio, mas vários nutrientes adicionais que devem fazer parte de nossa dieta diária evitando assim a necessidade de uma suplementação medicamentosa. E o Dr. Oz, em outro artigo complementa ainda, que o Iogurte grego tem o dobro de proteína se comparado ao tradicional, e abundância de cálcio e probióticos além do baixo teor de gordura, ele também menciona como boa fonte do nutriente a Couve Verde e o Feijão Branco.

A ingestão diária recomendada segundo a Academia Nacional de Ciências, E.U.A, 1997 é a seguinte:

1 a 3 anos> 500 miligramas;
4 a 8 anos> 800 miligramas;
9 a 18 anos> 1300 miligramas;
19 a 50 anos> 1000 miligramas;
Gestação e amamentação> 1300 miligramas.

A absorção de cálcio pode ser prejudicada por alguns fatores, como a presença de ferro, um mineral presente em carnes e ovos principalmente. Por isso procure não consumir alimentos ricos em ferro junto com alimentos ricos em cálcio, como por exemplo: carne bovina e leite.

Verifique na tabela abaixo como é fácil atingir a quantidade diária recomendada apenas com a alimentação.
Alimentos ricos em cálcio
ALIMENTO
PORÇÃO
QTD. DE CÁLCIO (mcg)
Agrião
1 pires
50
Beterraba
4 colheres de sopa
99
Brócolis cozido
4 colheres de sopa
134
Coalhada
½ copo
196
Couve- manteiga
1 pires
99
Flocos de Aveia
4 colheres de sopa
156
Gergelim sementes
100g
417
Iogurte desnatado
1 copo
250
Iogurte natural
1 copo
360
Laranja
1 unidade
96.0
Leite integral
1 copo
290
Leite desnatado
1 copo
300
Mamão
1 unidade grande
106
Melancia
1 fatia grande
22.0
Pão integral
1 fatia
12.2
Peixe
1 filé / posta
50 - 60
Queijo minas
1 fatia
137
Quiabo
4 colheres de sopa
359
Requeijão
1colher de sopa cheia
169.5
Salmão
1 filé
160
Sardinha em conserva
100g
402
Soja
1 xícara
175
Tofú
120g
150
Fonte: Secretaria de Estado da Saúde, www.udenf.org e RG nutri www.rgnutri.com.br

Simples, não é mesmo? Então, agora que Você já sabe, é só aplicar na prática o conhecimento adquirido e desfrutar dos benefícios que este nutriente proporciona à sua saúde. Esteja atento, o poder de fazer acontecer está em suas mãos, não deixe para amanhã, pois a oportunidade poderá ter passado e tudo estar mais complicado.

Gostaria de deixar um pensamento de Dalai Lama, que se pararmos para refletir com atenção, evitaremos muitos arrependimentos futuros em todos os sentidos de nossas vidas. Diz o seguinte:

“O que mais me surpreende na humanidade são os homens. Porque perdem a saúde para juntar dinheiro, depois perdem dinheiro para recuperar a saúde. E por pensarem ansiosamente no futuro, esquecem do presente de tal forma que acabam por não viver nem o presente nem o futuro. E vivem como se nunca fossem morrer, e morrem como se nunca tivessem vivido”.

Pense nisso e desfrute cada minuto com sabedoria, pois este que acabou de passar, não voltará nunca mais.


REFERÊNCIAS

Calcium fact sheet – Disponível em> http://www.doctoroz.com/videos/calcium-fact-sheet

Calcium where Wou Least Expect It – Disponível em> http://www.sharecare.com/health/diet-nutrition/article/calcium-where-you-least-expect-it

Saiba tudo sobre o cálcio e os benefícios para sua saúde – Disponível em> http://www.alimentacao-saudavel.com/saiba-tudo-sobre-o-calcio-e-os-beneficios-para-sua-saude/

10 Alimentos fontes de cálcio que não contém leite – Disponível em>http://www.minhavida.com.br/alimentacao/galerias/16122-10-alimentos-fonte-de-calcio-que-nao-contem-leite

Cálcio – Como atingir a recomendação? RGnutri – Disponível em> http://www.rgnutri.com.br/sqv/saude/ccar.php
CreativeCommons Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Qual a cor da luz da raiva?

por: Imaculada Bombicino
A raiva é o desejo frustado e quanto maior ela é, maior a explosão.
A raiva é o desejo frustado e quanto maior ela é, maior a explosão.
Na virada do século VI viveu um príncipe-filósofo chamado Shotoku Taishi. Ele dizia que devemos ter tolerância com todos os seres humanos, com os animais e, sobretudo, com as emoções. Falava que até as emoções das quais não gostamos, como a raiva,  possuem uma luz que poderá iluminar lugares que normalmente não vemos.

Muitos, com certeza, irão questionar: como a raiva pode ter luz?

E de que cor seria essa  luz?

Primeiramente vamos observar como surge a raiva.


Ela aparece por diversas razões, mas uma delas é quando desejamos algo e somos frustrados  ao surgir um obstáculo ou um bloqueio. A energia que estava ali concentrada para obter o desejo pega fogo e explode: é a raiva. E mais: ela é sempre proporcional ao desejo, ou seja, quanto maior o desejo frustrado, maior é a explosão.

Mas como agir em uma situação dessas?


Muitos falam que conseguem deter a raiva, mantê-la sob controle, porém tentar fazer isso somente poderá provocar queimaduras internas mais graves.  O que é necessário é buscar as suas raízes. Cave a terra, ou seja, o seu interior, e descubra o que foi bloqueado, qual a frustração vivida que é o seu ponto de origem. Às vezes é preciso cavar bem fundo, porque podemos pensar que temos raiva devido a um acontecimento, mas por detrás dele existem outros que foram relegados ao esquecimento e que são os seus verdadeiros causadores.

Se tirarmos para fora da terra as raízes de uma árvore, elas morrerão. Com a raiva acontece o mesmo.


E agora que ela está exposta, que tal convidá-la para se sentar e até oferecer um bom copo de água para apagar um pouco o fogo e começar uma longa conversa?

Evidente que no início a raiva não vai querer saber de conversa nenhuma, ela só quer atingir a todos com o seu poder de fogo. Porém, nesse momento é  preciso chamar alguém mais experiente, o nosso Eu interior, o ser sábio que vive no mais profundo do nosso ser, onde a  tranquilidade sempre impera.

E  nesse momento o diálogo poderá ser iniciado, analisando-se as queixas, as razões do enfurecimento que levaram à explosão.  Evidente que, mesmo após uma escavação profunda com bons resultados, a raiva não deixará de existir totalmente.  Mas o fogo ardente poderá se transformar em cinzas que permanecerão ali mas, sem provocar tantos danos.

Diz um provérbio africano que “quando não existem inimigos interiores, os inimigos exteriores não conseguem vencer você.”

E finalmente, qual a cor da luz da sua raiva?  Será que ela tem mesmo luz?


CreativeCommons Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

SOMOS TODOS ESPECIAIS

Testículos de cães e gatos

por: Colunista Portal - Educação
Os túbulos seminíferos são bem sinuosos e seguem pelo testículo
Os túbulos seminíferos são bem sinuosos e seguem pelo testículo
O testículo é um órgão duplo, oval, localizado na bolsa escrotal, com funções de gametogênese e produção de hormônios masculinos. Anatomicamente é composto pela túnica serosa (cápsula de tecido conjuntivo), túnica albugínea (tecido conjuntivo e fibras musculares) e as células do parênquima. A túnica albugínea emite septos para dentro do testículo, formando lobos testiculares. Dentro de cada lobo existem três ou quatro túbulos seminíferos, compostos por células de Sertoli, células da linhagem seminal (espermatogônia, espermatócito primário, secundário, espermátide e espermatozoide). Há também as células de Leydig, que ficam fora do túbulo seminífero e são produtoras de testosterona.

Os túbulos seminíferos são bem sinuosos e seguem pelo testículo, passando pelos túbulos retos, que formam a rede testicular, desembocando nos túbulos eferentes que se unem, formando um único tubo todo enovelado, que é o epidídimo. Ele se divide em cabeça, corpo e cauda, e desemboca na uretra. Durante este caminho os espermatozoides vão sofrendo maturação.

No gato há uma diferença na situação dos testículos e do pênis com relação ao cão, assim como a falta de algumas estruturas, como o osso peniano e as vesículas seminais, o seu menor desenvolvimento da próstata e do prepúcio e a existência de outras, como as espículas da glande e as glândulas bulbouretrais.

Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO - Cursos Online : Mais de 1000 cursos online com certificado
http://www.portaleducacao.com.br/veterinaria/artigos/40974/testiculos-de-caes-e-gatos?utm_source=ALLINMAIL&utm_medium=email&utm_content=60660735&utm_campaign=Top%2010%20-%20078%20-%20Veterinaria&utm_term=__gci5.sbv.nm.lv9.gahl.h.qz.f2ch9.wbh.vm.y#ixzz2ixyeZfsS

CONHECENDO OS ANIMAIS

Defeitos Congênitos em cães e gatos

por: Colunista Portal - Educação
No hermafroditismo o cão possui as duas gônadas: a feminina e a masculina
No hermafroditismo o cão possui as duas gônadas: a feminina e a masculina
Hermafroditismo – o cão possui as duas gônadas: a feminina e a masculina.

Pseudo-hermafroditismo – o cão possui gônada masculina, vias genitais internas femininas e vias genitais externas masculinas, mas rudimentares.

Síndrome da persistência do ducto de Müller –
o ducto de Müller é a estrutura embrionária que origina o trato genital feminino. Quando o embrião possui o cromossomo Y, a célula de Sertoli secreta o fator inibidor de Müller (MIF), que faz involuir este ducto. Se isso não ocorrer, desenvolve-se um útero, mas o animal tem testículo, que fica aderido à extremidade cranial do corno uterino, e genitália externa de macho, podendo inclusive ser fértil, pois o útero pode possuir um ducto deferente e passar junto com o testículo pelo canal inguinal. Se os testículos não vierem para a bolsa escrotal, (criptorquidia) ele não será fértil.

Criptorquidia – no cão, os testículos descem normalmente ao escroto de seis a oito semanas de idade, mas em algumas ocasiões podem atrasar até os seis meses. O testículo que não desce pode ficar em qualquer ponto do trajeto. A criptorquidia pode ser uni (mais frequente) ou bilateral. O testículo que não está na bolsa sofre uma degeneração testicular (pelo aquecimento por estar interno ao corpo), fica diminuído de tamanho e com mais consistência. Microscopia: não se visualizam as células da linhagem seminal, que regridem até se tornarem ausentes, idealizando-se, apenas, algumas células de Sertoli. Ocorre hiperplasia das células de Leydig, deposição de colágeno e tecido conjuntivo no interstício, podendo ocorrer mineralização. Estes testículos têm maior probabilidade de sofrer neoplasias.

Hipoplasia testicular –
É causado pelo desenvolvimento anormal do epitélio germinal dos tubos seminíferos, que provoca redução significativa do número de espermatozoides, o que causa infertilidade. Durante a puberdade ocorre diminuição significativa de um ou ambos os testículos. É diferente de atrofia, na qual ele se desenvolve, mas regride

Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO - Cursos Online : Mais de 1000 cursos online com certificado
http://www.portaleducacao.com.br/veterinaria/artigos/40897/defeitos-congenitos-em-caes-e-gatos?utm_source=ALLINMAIL&utm_medium=email&utm_content=60660736&utm_campaign=Top%2010%20-%20078%20-%20Veterinaria&utm_term=__gci5.sbv.nm.lv9.gahl.h.qz.f2ch9.wbh.vm.y#ixzz2ixxoTJaO

FAZEMOS TROCAS DE ALIMENTOS


Sete bebidas para fazer a dieta funcionar melhor

Água, sucos de frutas e chás hidratam o corpo e são ricos em nutrientes

Por Laura Tavares - atualizado em 11/03/2013

E para beber? A pergunta sempre aparece quando você come fora de casa e, se for respondida com cuidado, dá uma mãozinha para a sua dieta funcionar. "Dispensar o refrigerante já é um bom começo, hidratação e nutrientes é possível conseguir com várias outras opções", afirma o nutrólogo José Alver Lara Neto, vice-presidente da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN). Confira a seguir os benefícios dessas bebidas e entenda como elas podem ser tão importantes quanto o que você coloca no prato.
de 7
Mulher colocando água no copo - Foto Getty Images

Água

"Beber água mineral é a melhor maneira de hidratar o corpo", afirma a nutricionista Amanda Epifanio Pereira, do Centro Integrado de Terapia Nutricional (Citen), em São Paulo. Segundo a profissional, a água é essencial para a manutenção de todas as funções metabólicas e celulares do nosso organismo. Após a prática de atividades físicas, entretanto, a água de coco é mais recomendada por conter eletrólitos, como sódio e potássio, que são perdidos no suor.

A desidratação não se manifesta apenas por meio da sensação de sede. Até mesmo a pele fica mais seca e, assim, suscetível ao envelhecimento precoce. Resta, então, apenas uma dúvida: quanto beber? Embora a recomendação geral seja de dois litros por dia, um estudo publicado no British Medical Journal aponta que não é possível estabelecer uma medida igual para todas as pessoas. O ideal, portanto, é sempre carregar uma garrafinha na bolsa ou mochila e dar pequenos goles ao longo do dia.
Homem bebendo suco de laranja - Foto Getty Images

Sucos de frutas

Sucos de frutas naturais são excelentes fontes de vitaminas, antioxidantes, minerais e, é claro, água, segundo a nutricionista Tatiana Branco Barroso, da Nutri Action Assessoria Nutricional, em São Paulo. Certifique-se, apenas, de que eles são feitos na hora, pois a maior parte das vitaminas é solúvel em água, o que faz com que a bebida perca esses nutrientes em cerca de 30 minutos. Vale lembrar ainda que o suco não oferece o mesmo conteúdo de fibras que a fruta já que o bagaço costuma ser desprezado no preparo.

Por outro lado, os sucos têm a vantagem de permitir misturas. Com um pouco de criatividade, é possível criar combinações gostosas e com os mais variados nutrientes. O antioxidante hesperidina, presente no suco de laranja, por exemplo, melhora a função dos vasos sanguíneos, reduzindo o risco de doenças cardiovasculares. A descoberta foi apresentada na conferência anual da American Heart Association Basic Cardiovascular Sciences. O suco de beterraba, por sua vez, é rico em nitratos, que protegem o cérebro, prevenindo contra problemas de demência, aponta um estudo publicado no Oxide: Biology and Chemistry.
Mulher bebendo leite - Foto Getty Images

Leite

"O leite é nossa principal fonte de cálcio, elemento fundamental para a saúde dos ossos", afirma o nutrólogo José. O nutriente também é fundamental para o crescimento e desenvolvimento infantil, além dos movimentos de contração muscular e cardíaco. A carência de cálcio faz com que o organismo utilize o cálcio estocado nos ossos para suas funções vitais, favorecendo o desenvolvimento de doenças como a osteoporose.

E se você já considerou cortar laticínios da dieta para perder peso, saiba que o leite pode ajudar a controlar a balança e, se misturado com chocolate, até melhorar o desempenho durante a prática de exercícios físicos. Isso é o que atestam estudos publicados no Medicine and Science in Sport and Exercise e no Journal of Strength and Conditioning Research, respectivamente. Evite apenas consumi-lo junto com o café, recomenda o nutrólogo. "A cafeína impede a formação de substâncias essenciais para a absorção do cálcio", alerta.
Chá verde - Foto Getty Images

Chá verde

O chá verde é rico em antioxidantes que combatem radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento celular, e que previnem algumas doenças, como o câncer. O chá verde ainda é conhecido por ser uma bebida termogênica, ou seja, que acelera o metabolismo, aumentando o gasto calórico do corpo. Para obter esse benefício, entretanto, é necessário beber de cinco a 20 xícaras do chá por dia, sendo que a nutricionista Amanda Epifanio recomenda limitar seu consumo diário a, no máximo, 400 ml.

O chá verde ainda é rico em cafeína que, em excesso, pode causar enjoo ou dor de cabeça. Por isso, saiba como seu corpo reage à ingestão e aumente o consumo aos poucos. Um dos maiores benefícios da bebida, entretanto, é o poder de ajudar a reduzir o colesterol. Um estudo publicado no Journal of the American Dietetic Association descobriu que tanto o chá quanto as cápsulas da erva poderiam funcionar como aliados de quem se previne desse problema.
Chá mate- Foto Getty Images

Chá mate

De acordo com a nutricionista Tatiana, o chá mate é rico em vitamina E, vitaminas do complexo B, cálcio, magnésio, sódio e ferro. Só não exagere, pois ele contém cafeína que, em excesso, pode gerar irritabilidade e dificuldade de concentração. Limite seu consumo a, no máximo, três xícaras por dia.

O consumo do chá mate ou do chimarrão, entretanto, deve estar sempre presente no cardápio de quem precisa controlar o colesterol. Um estudo feito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) mostrou que sua ingestão pode ajudar não só a diminuir os níveis de colesterol ruim (LDL), como ainda ajudam a aumentar as taxas de colesterol bom (HDL).
Homem tomando café - Foto Getty Images

Café

O café é uma bebida com zero caloria e conhecida por nos manter despertos e, por isso, é consumido sem qualquer moderação por muitas pessoas. "O problema é que o excesso da bebida promove efeitos contrários ao esperado, podendo atrapalhar a concentração e ainda elevar a pressão arterial e afetar os batimentos cardíacos", afirma o nutrólogo José.

Beber, no máximo, seis xícaras por dia, porém, pode trazer alguns benefícios. Isso porque a cafeína exerce um papel antioxidante no organismo, auxiliando na prevenção do envelhecimento e de doenças, como o câncer. Em um estudo publicado no The New England Journal of Medicine, o café ainda é ligado a um menor risco de morte. "O ideal é investir em grãos pouco torrados que preservam a maior parte dos seus nutrientes", afirma o especialista.
Vinho - Foto Getty Images

Vinho

O consumo de vinho é frequentemente associado a menor risco cardíaco, graças aos polifenois, fitoquímicos presentes na uva. A ingestão da bebida para prevenção ou tratamento, entretanto, não é recomendada por sociedades médicas brasileiras e nem mesmo pela American Heart Association. De acordo com a nutricionista Amanda, o mais indicado, portanto, é investir em frutas que tenham propriedades antioxidantes, que é o caso das frutas vermelhaFAZEMOS

ENSINAMOS UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Conheça oito alimentos que podem aumentar o risco de câncer

Bacon, refrigerante e até churrasco têm substâncias cancerígenas

Por Manuela Pagan - atualizado em 04/02/2013

Maus hábitos alimentares estão diretamente relacionados com essa estatística. A vida moderna, cada vez mais agitada, dificultou o velho (e bom) hábito de preparar os próprios alimentos e deu lugar aos alimentos prontos para consumo ou de fácil preparo.

O nutricionista Fábio Gomes, do INCA, explica que muitos alimentos possuem fatores mutagênicos, ou seja, lesam as células humanas e alteram o material genético que existe dentro dela. "Esse processo leva a uma multiplicação celular muito maior do que o normal e, em consequência, pode aparecer um tumor". Muitos desses alimentos não apresentam qualquer benefício à saúde e podem ser facilmente riscados do cardápio. Veja quais são e modere no consumo dos alimentos que predispõem a doença. 
de 8
Salsicha - foto: Getty Images
Carnes processadas

Linguiça, salsicha, bacon e até o peito de peru contêm quantidades consideráveis de nitritos e nitratos. Essas substâncias, em contato com o estômago, viram nitrosaminas, substâncias consideradas mutagênicas, capazes de promover mutação do material genético.

"A multiplicação celular passa a ser desordenada devido ao dano causado ao material genético da célula. Esse processo leva à formação de tumores, principalmente do trato gastrointestinal", explica Fábio Gomes.

A recomendação do especialista é evitar esses alimentos, que não contribuem em nada com a saúde.  
Refrigerante - foto: Getty Images Refrigerantes

A bebida gaseificada, além de conter muito sal em forma de sódio, possui adoçantes associados ao aparecimento de câncer. O ciclamato de sódio, por exemplo, é proibido nos Estados Unidos, mas ainda é utilizado no Brasil, principalmente em refrigerantes "zero". "Essa substância aumenta o risco de aparecimento de câncer no trato urinário", conta Fábio Gomes.

Quanto aos adoçantes que podem ser adicionados à comida ou à bebida, o nutricionista diz que ainda não há comprovação científica. "O ideal é que o adoçante seja usado de forma equilibrada, pois é um produto destinado a pessoas com diabetes e não deve ser consumido em excesso pela população em geral", aponta.
Carne gordurosa - foto: Getty Images Alimentos gordurosos

Fábio Gomes explica que não é exatamente a gordura a principal responsável pelo aparecimento de câncer, e sim a quantidade de calorias que ela agrega ao alimento. A comida muito gordurosa é densamente calórica, ou seja, tem mais que 225 calorias a cada 100 gramas do alimento. "Por esses alimentos geralmente serem pobres em nutrientes, é preciso ingeri-los em grandes quantidades para obter saciedade, o que leva ao superconsumo", conta o nutricionista do INCA.

Em excesso, esses alimentos provocam obesidade, que é fator de risco para câncer de pâncreas, vesícula biliar, esôfago, mama e rins. A célula de gordura libera substâncias inflamatórias, principalmente hormônios que levam a alterações no DNA e na reprodução celular, como o estrogênio, a insulina e um chamado de fator de crescimento tumoral.
Alimentos ricos em sal - foto: Getty Images Alimentos ricos em sal

"Se ingerido em quantidade maior do que cinco gramas por dia, o sal pode lesar as células que estão na parede do estômago", explica o nutricionista Vinicius Trevisani, do Instituto do Câncer de São Paulo. Essa agressão gera alterações celulares que podem levar ao aparecimento de tumores.

Procure evitar alimentos ricos em sal ou mesmo aqueles que usam sal para aumentar o tempo de conservação, como os congelados e os comprados prontos que só precisam ser aquecidos.

Entram nessa lista: carne seca, bacalhau, refrigerantes, pizzas congeladas, iscas de frango empanadas congeladas, macarrão instantâneo, salgadinhos de pacote, entre outros.
Churrasco - foto: Getty Images Churrasco

Na fumaça do carvão há dois componentes cancerígenos: o alcatrão e o hidrocarboneto policíclico aromático. "Ambos estão presentes na fumaça e impregnam o alimento que é preparado na churrasqueira", explica Fábio Gomes. "Eles também possuem fatores mutagênicos que levam ao aparecimento de tumores." 
Junkie food - foto: Getty Images Dieta pobre em fibras

O nutricionista Vinicius Trevisani explica que o intestino se beneficia muito pelo consumo adequado de fibras. Elas garantem um bom trânsito intestinal, de modo a eliminar os ácidos biliares secundários, um produto da digestão presente no intestino. Isso evita a agressão às células do intestino e a multiplicação celular descontrolada.
Hamburguer na chapa - foto: Getty Images Preparo com altas temperaturas

Alimentos fritos ou grelhados também incorporam algumas substâncias cancerígenas. Ao colocar o alimento cru em óleo ou chapa muito quentes (com temperatura aproximada de 300 a 400°C), são formadas aminas heterocíclicas - substâncias que contêm fatores mutagênicos e estimulam a formação de tumores.

O nutricionista Fábio recomenda preparar as carnes ensopadas - modo de cozimento em que não há nenhuma formação de aminas-, ou ainda prepará-las no forno. Dessa maneira, a temperatura do alimento aumenta gradualmente e não chega a níveis tão altos.
Maçã podre - foto: Getty Images Alimentos com agrotóxicos

Não existe uma forma eficiente de limpar frutas, verduras e legumes dos agrotóxicos. "Muitas vezes, esses conservantes são aplicados nas sementes e passam a fazer parte da composição do alimento", aponta Fábio Gomes. Ele explica que o agrotóxico provoca vários problemas de saúde em quem tem contato direto com esses alimentos, mas ainda está em estudo a sua real contribuição com o aparecimento do câncer.

Como ainda existem dúvidas sobre esses efeitos, o nutricionista orienta evitar opções ricas em agrotóxicos. É melhor consumir alimentos cultivados sem o produto químico, que comprovadamente têm mais vitaminas, minerais e compostos quimiopreventivos. "Estes compostos atuam na proteção e reparação celular frente a uma lesão que pode gerar câncer", afirma.

VERDURAS TAMBÉM EM FORMA DE FARINHAS

Sete alimentos que atuam na prevenção do câncer

Veja quais nutrientes combatem células doentes e aumentam a imunidade

Por Laura Tavares - atualizado em 21/03/2013

Para muitas pessoas, ter ou não um câncer é uma questão de destino. Será? Um estudo publicado na edição de dezembro de 2011 do British Journal of Cancer apontou que 45% dos casos de câncer em homens e 40% dos casos de câncer em mulheres poderiam ser evitados com a adoção de hábitos de vida saudáveis. Dentre esses hábitos, um que se destaca é a alimentação. De acordo com a nutricionista Priscila Cheung, do Centro Paulista de Oncologia (CPO), uma dieta equilibrada previne não só o desenvolvimento de um câncer, mas de outras inúmeras enfermidades. "Alguns alimentos, entretanto, apresentam destaque quando o assunto é combater a multiplicação de células doentes", afirma. Confira quais são eles:
de 7
Brócolis - Foto Getty Images

Brócolis

Um estudo publicado na revista Molecular Nutrition & Food Research já comprovou a atuação dos brócolis na prevenção do câncer. "Graças a diversos compostos, como o fitoquímico sulforafano, eles têm a capacidade de destruir células cancerígenas e deixar as demais intactas", explica a nutróloga Tarama Mazaracki, da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN). Na pesquisa, homens com câncer de próstata que consumiram o vegetal apresentaram inibição de determinada enzima que também é alvo de medicamentos para tratamento da doença. Resultados similares também puderam ser vistos em mulheres com câncer de mama, em estudo divulgado na reunião anual da American Association for Cancer Research.
Chá verde - Foto Getty Images

Chá verde

Queridinho de quem está de dieta, o chá verde não ganha destaque somente por acelerar o metabolismo e evitar a formação de coágulos nas artérias. "A bebida também é rica em antioxidantes, que atuam na prevenção do câncer", explica o nutrólogo Roberto Navarro, da ABRAN. Isso é o que mostra um estudo divulgado pela Cancer Prevention Research que acompanhou a progressão do câncer de próstata em homens que passaram a tomar cápsulas de uma substância encontrada no chá. Outra pesquisa, da Chun Shan Medical University, em Taiwan, ainda destacou importante atuação do chá verde contra o câncer de pulmão. Segundo ela, uma única xícara por dia reduz em 13 vezes o risco de fumantes desenvolverem a doença.
Alho e cebola - Foto Getty Images

Alho e cebola

"Alho e cebola pertencem a um mesmo gênero de alimentos que são fonte de determinado fitoquímico envolvido na capacidade de excreção de compostos carcinogênicos", aponta a nutricionista Priscila. Em outras palavras, esses alimentos auxiliam na eliminação de toxinas que favorecem o desenvolvimento de doenças degenerativas, como o câncer. Um estudo publicado no International Journal of Cancer aponta para redução do risco de câncer de intestino, enquanto que uma pesquisa divulgada pelo Epidemiology Biomarkers & Prevention relacionou o consumo dos alimentos a menor probabilidade de câncer de pâncreas.
Tomate - Foto Getty Images

Tomate

Muitas pessoas associam o tomate à prevenção do câncer de próstata. Não é à toa: o alimento é fonte de licopeno, carotenoide que confere alto grau de proteção contra a oxidação celular, explica a nutricionista Priscila. Segundo ela, é preferível comer o tomate após o aquecimento e acompanhado de uma gordura, como o azeite, para facilitar a absorção da substância pelo organismo. Molho de tomate, portanto, é a melhor escolha para obter o nutriente. Tais benefícios foram comprovados por inúmeros estudos. Entre eles, um publicado no British Journal of Nutrition e conduzido por especialistas da University of Portsmouth, no Reino Unido.
Cenoura - Foto Getty Images

Cenoura

"A cenoura contém uma substância chamada carotenoide, atuante no combate a radicais livres que, quando em excesso, levam a mutações celulares capazes de originar um câncer", explica o nutrólogo Roberto. Tal ação se mostra eficaz principalmente na prevenção do câncer de mama, como mostra um estudo publicado no Journal of the National Cancer Institute que acompanhou mais de 6 mil mulheres. Acerola, abóbora e manga são outras boas fontes desse nutriente.
Uva - Foto Getty Images

Uva

Fonte de polifenois, a casca e a semente da uva são outros bons aliados no combate aos efeitos dos radicais livres, aponta a nutróloga Tamara. Para prevenção do câncer, entretanto, não é recomendado obter o nutriente bebendo vinho, pois o álcool pode anular os efeitos anticancerígenos do alimento. Um estudo publicado no Cancer Prevention Research descobriu que o resveratrol aumenta a produção de uma enzima que destrói compostos orgânicos de estrogênio perigosos. Como esse tipo de câncer é hormono-dependente, o controle dos níveis de estrogênio é fundamental para impedir sua evolução.
Frutas vermelhas - Foto Getty Images

Frutas vermelhas

Frutas vermelhas, como a framboesa e a amora, são ricas em antocianinas, fitonutrientes que retardam o crescimento de células pré-malignas e evitam a formação de novos vasos sanguíneos que poderiam estimular o crescimento de um tumor. Um estudo publicado no Journal of Agricultural and Food Chemistry mostrou que o consumo desses alimentos reduzir o risco de desenvolver câncer de boca, câncer de mama, câncer de cólon e câncer de próstata.